SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: Bingo Musical Explorando affordances durante (re)elaborações didáticas

Título alternativo: Musical Bingo Exploring affordances during didactic (re)elaborations

Autoria de: Annelise Patrício Bengtsson

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Tufi Neder Neto

Segundo membro da banca: Patrícia Vasconcelos Almeida

Terceiro membro da banca: Jamila Viegas Rodrigues

Palavras-chaves: Propiciamentos, Atividades de Ensino de Inglês, Tecnologias, Jogos, Abordagem Ecológica.

Data da defesa: 02/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 12/06/2021

Data da publicação: 12/06/2021

Referência: Bengtsson, A. P. Bingo Musical Explorando affordances durante (re)elaborações didáticas. 2021. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho, por meio de uma pesquisa qualitativa (DENZIN LINCOLN, 2006) e de base autoetnográfica (HAYANO, 1979 ANDERSON, 2006), subsidiada por uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2017), se propõe a analisar as affordances (ou propiciamentos) que foram percebidas e exploradas durante os processos de elaboração e de reelaboração didática do jogo Bingo Musical em suas três versões, chamadas de Love Bingo, Microteaching Bingo e Prointer Bingo. Para tanto, foi apresentada uma revisão de literatura sobre o conceito de affordances, sua conceituação e origem na Psicologia Ecológica de Gibson (1986), sua relação com ensino de línguas, com base em Van Lier (2004 2008), a exemplo de autores como Paiva (2010), Gomes Junior et al (2018), e Gutierrez (2020), e sua relação com o uso de tecnologias, por meio dos postulados de Almeida (2006), Ribeiro (2013), Bruzzi (2016), Silva, Faria e Almeida (2018), Coscarelli (2020), e Ribeiro e Coscarelli (2020). A partir da referida pesquisa bibliográfica, foi feita uma análise das (re)elaborações do Bingo Musical, que foram criadas e adaptadas para atender às diferentes demandas dos projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados à Universidade Federal de Lavras (UFLA) nos quais foram realizadas. A análise abarcou as principais affordances percebidas do jogo e de cada versão do mesmo, bem como dos recursos tecnológicos utilizados neles em seu funcionamento e processos de (re)elaboração (Google Meet, Google Slides, Spotify, e Internet), e dos ambientes (físicos e remoto) em que foram realizados, compreendendo os processos de (re)elaboração didática através de uma perspectiva ecológica.

Abstract: The present work, through a qualitative (DENZIN LINCOLN, 2006) and autoethnographic (HAYANO, 1979 ANDERSON, 2006) research, supported by a bibliographic research (GIL, 2017), intends to analyze the perceived affordances that were explored during the didactic elaboration and reelaboration of the game Musical Bingo into its three versions, named as Love Bingo, Microteaching Bingo and Prointer Bingo. In order to do so, a literature review was conducted on the concept of affordances, presenting its origin on Gibson??s (1986) Ecological Psychology its relationship with language teaching, based on Van Lier (2004 2008), as did authors such as Paiva (2010), Gomes Junior et al (2018), and Gutierrez (2020) and its relationship with technology uses, through Almeida (2006), Ribeiro (2013), Bruzzi (2016), Silva, Faria e Almeida (2018), Coscarelli (2020), e Ribeiro e Coscarelli (2020). Based on the bibliographic research aforementioned, an analysis was conducted on the Musical Bingo (re)elaborations, that were created and adapted to answer to the different demands of teaching, research and extension programs linked to the Federal University of Lavras (UFLA), in which they were performed. In the analysis are included the main perceived affordances of the game and of each version of the game, as well as of the technological resources used on its mechanics and (r)elaborations processes (Google Meet, Google Slides, Spotify, and Internet), and of the (physical and online) environments in which they were conducted, comprehending the processes of didactic (re)elaboration through an ecological perspective.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201520844

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47659

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Annelise Patrício Bengtsson e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo