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Título: A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃOUMA ANÁLISE DO TRATAMENTO DE ERROS

Título alternativo: FORMATIVE EVALUATION IN OFFICIAL EDUCATION DOCUMENTS AN ANALYSIS OF ERROR TREATMENT

Autoria de: Jennifher Pereira Soares da Silva

Orientação de: Tufi Neder Neto

Presidente da banca: Tufi Neder Neto

Primeiro membro da banca: Tânia Regina de Souza Romero

Segundo membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Terceiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Palavras-chaves: Erro, avaliação formativa, ensino-aprendizagem, autoavaliação, rubrica

Data da defesa: 26/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/06/2021

Data da publicação: 04/06/2021

Referência: Silva, J. P. S. d. A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃOUMA ANÁLISE DO TRATAMENTO DE ERROS. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A avalição está presente nas práticas escolares e tem um papel muito importante no processo de educação. Porém, no ensino tradicional, a avaliação é usada apenas para a obtenção de nota e não como uma ferramenta que traz informações sobre a realidade do aluno para que o professor possa tomar decisões sobre o processo de aprendizagem. Nesse contexto, tem se discutido acerca da importância da avaliação formativa, que se configura como um tipo de avaliação que não se preocupa apenas com o resultado do aluno, mas sim com o processo. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise de documentos oficiais da área da educação acerca do tratamento do erro no processo avaliativo do aluno. Defende-se a ideia de que o erro não deve ser visto como sinônimo de fracasso e, portanto, não deve ser punido. Buscamos contribuir para uma visão reflexiva do erro mediante uma proposta formativa da avaliação, na qual ele é considerado como parte da construção do conhecimento. São incluídos conceitos como o retorno qualitativo por meio do diálogo entre professor e aluno e o uso de rubricas como suporte à autoavaliação. Os resultados da análise indicam que a maioria dos documentos defende o tratamento do erro dentro de uma perspectiva da avaliação formativa, com níveis de detalhamento variados, situação presente também nas seções dedicadas às áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Abstract: Assessment is present in school practices and has a very important role in the education process. However, in traditional education, assessment is only used to obtain grades and not as a tool that brings information about the students reality so that the teacher can make decisions about the learning process. In this context, the importance of formative assessment has been discussed, which is configured as a type of assessment that is not only concerned with the students result, but with the process. Therefore, this work aims to present an analysis of official documents in the field of education about the treatment of errors in the students assessment process. The idea is defended that error should not be seen as synonymous with failure and, therefore, should not be punished. We seek to contribute to a reflective view of error through a formative proposal for evaluation, in which it is considered part of the construction of knowledge. Concepts such as qualitative feedback through dialogue between teacher and student and the use of rubrics to support self-assessment are included. The results of the analysis indicate that most of the documents analyzed defend the treatment of error within a formative assessment perspective, with varying levels of detail, a situation also present in the sections dedicated to the areas of Portuguese and English Language.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201610337

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47118

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jennifher Pereira Soares da Silva e Universidade Federal de Lavras

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