SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: UMA ANÁLISE DE VIDEOANIMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL SINALIZAÇÕES PARA A COMPREENSÃO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Autoria de: Pedro Henrique Cardoso

Orientação de: Helena Maria Ferreira

Presidente da banca: Helena Maria Ferreira

Primeiro membro da banca: Gislaine Aparecida Teixeira

Segundo membro da banca: Natália Rodrigues Silva do Nascimento

Palavras-chaves: Videoanimações, Gêneros multimodais, Semioses, Gramática do Design Visual, Semioses

Data da defesa: 01/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 14/04/2021

Data da publicação: 14/04/2021

Referência: Cardoso, P. H. UMA ANÁLISE DE VIDEOANIMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL SINALIZAÇÕES PARA A COMPREENSÃO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS. 2021. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho tem por objeto investigar e analisar as diferentes semioses presentes no gênero multimodal videoanimação, ancorado na Gramática do Design Visual (GDV). Tal escolha se fundamenta na demanda crescente pelo trabalho - por parte da escola - com textos que utilizam díspares modos de linguagens (o visual, o verbal e o sonoro) e diferentes recursos semióticos (cores, movimento, enquadramento, expressões faciais, gestos etc.). Recorremos às pesquisas de Ribeiro (2016) e Oliveira (2013) sobre essa demanda de trabalho com os gêneros multimodais em ambientes educacionais e aos estudos de Ferreira e Almeida (2018) sobre videoanimações. Em relação à teoria de análise, a GDV, usamos os estudos de Kress e van Leuween (2006) e Nascimento et al. (2011). Ao fim, entendemos que a leitura dessas múltiplas semioses exige o desenvolvimento de novas habilidades de leitura pelos alunos. Portanto, a utilização de teorias como a GDV torna-se relevante diante desse cenário que se forma.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201611323

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47588

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pedro Henrique Cardoso e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo