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Título: UMA ANÁLISE DAS SEÇÕES DE PRONÚNCIA DA COLEÇÃO ??AMERICAN INSIDE OUT EVOLUTION?? COM ENFOQUE NAS DIFICULDADES DE APRENDIZES BRASILEIROS DE INGLÊS

Título alternativo: AN ANALYSIS OF THE PRONUNCIATION SECTIONS IN THE COLLECTION AMERICAN INSIDE OUT EVOLUTION FOCUSING ON BRAZILIAN ENGLISH LEARNING DIFFICULTIES

Autoria de: Gisela Márcia Miarelli Pardini

Orientação de: Tufi Neder Neto

Presidente da banca: Tufi Neder Neto

Primeiro membro da banca: Tânia Regina de Souza Romero

Segundo membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Terceiro membro da banca: João Paulo Terra Furtado

Palavras-chaves: Ensino de LI, instrução explícita, materiais didáticos, pronúncia, transferências fonético-fonológicas.

Data da defesa: 24/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 01/06/2021

Data da publicação: 01/06/2021

Referência: Pardini, G. M. M. UMA ANÁLISE DAS SEÇÕES DE PRONÚNCIA DA COLEÇÃO ??AMERICAN INSIDE OUT EVOLUTION?? COM ENFOQUE NAS DIFICULDADES DE APRENDIZES BRASILEIROS DE INGLÊS. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira uma coleção internacional de livros didáticos, em seus cinco níveis de proficiência, aborda aspectos fonético-fonológicos da língua inglesa e se esses aspectos são relevantes para aprendizes cuja língua materna é o português brasileiro (PB). Foi analisada a presença das principais transferências fonético-fonológicas que os aprendizes podem produzir do PB para a língua inglesa (LI), e as suas dificuldades mais comuns com a pronúncia da LI. Os resultados obtidos demonstraram que a coleção abrange diversos desses aspectos críticos, no entanto, por ser destinada a aprendizes de línguas maternas diversas, tal material não preenche totalmente as necessidades dos aprendizes brasileiros. Assim, cabe ao profissional de ensino instrumentalizar-se o bastante para adaptar os materiais didáticos à realidade de ensino da LI no Brasil e para suprir os pontos ausentes ou insuficientes através de instrução explícita.

Abstract: This paper aims to analyze how an international collection of textbooks, in its five levels of proficiency, addresses the main phonetic-phonological aspects of the English language (EL), and whether these aspects are relevant for learners whose mother language is Brazilian Portuguese (BP). The main phonetic-phonological transfers that learners can possibly produce from BP to EL were analyzed, as well as their most common difficulties with the pronunciation of EL. The results showed that the collection covers most of these critical aspects. Nevertheless, as it is intended for learners of different mother languages, such material does not effectively meet the needs of Brazilian students. Thus, the teacher must have the necessary knowledge in order to adapt the educational materials to the reality of teaching English in Brazil and to make up for the absences or shortcomings via explicit instruction.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201611324

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47160

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gisela Márcia Miarelli Pardini e Universidade Federal de Lavras

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