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Título: O uso da gamificação aliada às TDIC no ensino de língua estrangeira uma proposta de intervenção com o uso do jogo Free Fire

Título alternativo: THE USE OF GAMEFICATION ALLIED TO DICT IN FOREIGN LANGUAGE TEACHING AN INTERVENTION PROPOSAL WITH THE USE OF THE GAME FREE FIRE

Autoria de: Ana Claudia Almeida

Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida

Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Primeiro membro da banca: Tufi Neder Neto

Segundo membro da banca: Karla Letícia de Lima Moraes

Terceiro membro da banca: Tania Regina de Souza Romero

Palavras-chaves: Planejamento didático, metodologias ativas, ensino aprendizagem de língua inglesa, jogos digitais, Free Fire

Data da defesa: 29/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 21/04/2021

Data da publicação: 21/04/2021

Referência: Almeida, A. C. O uso da gamificação aliada às TDIC no ensino de língua estrangeira uma proposta de intervenção com o uso do jogo Free Fire. 2021. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: É evidente a necessidade que se faz presente nas escolas da rede básica de ensino brasileira de fomentar nos alunos o interesse pela aprendizagem, sobretudo pelo inglês como língua adicional. O desinteresse pelas aulas é um dos problemas que mais tem dificultado a vida dos professores de língua inglesa e se configura como um dos principais desafios a serem superados pelo sistema de ensino. Os documentos que normatizam o ensino do componente curricular Língua Inglesa, a LDB e a BNCC, conferem ao professor somente noções gerais do que ensinar sem explicar de forma prática como aplicar o conteúdo de modo engajador e contextualizado. O trabalho em questão objetivou assim aproximar as teorias de aprendizagem e desenvolvimento de línguas e a metodologia de ensino gamificação por meio de uma pesquisa de cunho intervencionista da prática de ensino da língua inglesa como língua adicional, apresentando como alternativa uma proposta de intervenção didática que faça uso das teorias supracitadas e do jogo Free Fire como recurso didático para o ensino da língua inglesa, na qual diversos aspectos do idioma serão trabalhados. Os jogos, conforme indicado pela literatura MCGONIGAL,2010, KAPP,2012, ALVES,2015, MORAN,2015, MORAES,2020, se configuram como uma das principais ferramentas engajadoras e, portanto, interessantes para uso em contexto de sala de aula. O resultado alcançado consistiu na elaboração de um planejamento didático para o ensino da língua inglesa na educação básica. O planejamento elaborado é relevante pois está aliado a um contexto teórico que tem ganhado cada vez mais visibilidade no contexto educacional a gamificação. Tal conceito teórico, ainda que de extrema relevância para contextos de ensino contemporâneos, encontra percalços na acessibilidade aos docentes, além de dificuldade de implementação.

Abstract: It is evident that there is a need in schools of the Brazilian basic education network to encourage students to have an interest in learning, especially in English as an additional language. The lack of interest in classes is one of the biggest problems that has made life more difficult for English teachers and is one of the main challenges to be overcome by the educational system. The documents that standardize English as a curriculum component, the LDB and the BNCC, give the teacher only general notions of what to teach, without explaining in a practical way how to apply the content in an engaging and contextualized way. This work thus aimed to bring theories of language development and theories of gamification closer to the practice of teaching English as an additional language, presenting as an alternative a didactic intervention proposal that makes use of the aforementioned theories and the game ????Free Fire???? as a support for the teaching of the English language, working different aspects of the language according to the game s narrative. Games, as indicated by the literature, MCGONIGAL,2010, KAPP,2012, ALVES,2015, MORAN,2015, MORAES,2020, are configured as one of the main engaging tools, which, therefore, would be interesting when used in the classroom context. The result achieved was the elaboration of a didactic planning for the teaching of the English language for basic education. The elaborated planning is relevant because it is combined with a theoretical context that has been gaining more and more visibility in the educational context gamification. Such a theoretical concept, although extremely relevant for contemporary teaching contexts, encounters obstacles in the accessibility of teachers, in addition to difficulties in implementation.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201611325

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47168

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Claudia Almeida e Universidade Federal de Lavras

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