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Título: DO CORPO FÍSICO AO CORPO VIRTUAL DA MULHER ENTRE OPRESSÕES E DESCONSTRUÇÕES NAS E PELAS REDES SOCIAIS

Título alternativo: FROM THE PHYSICAL BODY TO THE WOMANS VIRTUAL BODY BETWEEN OPPRESSIONS AND DECONSTRUCTIONS IN AND THROUGH SOCIAL NETWORKS

Autoria de: Thauane Teodoro Gonçalves Santos

Orientação de: Marcia Fonseca de Amorim

Presidente da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Miriã Alexandre de Paula

Terceiro membro da banca: Márcio Rogério de Oliveira Cano

Palavras-chaves: discurso, mulher, corpo, redes sociais, interseccionalidade

Data da defesa: 20/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 30/05/2021

Data da publicação: 30/05/2021

Referência: Santos, T. T. G. DO CORPO FÍSICO AO CORPO VIRTUAL DA MULHER ENTRE OPRESSÕES E DESCONSTRUÇÕES NAS E PELAS REDES SOCIAIS. 2021. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente estudo elege como objeto de discussão o processo discursivo que está presente desde o corpo físico da mulher até o corpo virtual dela. Esse corpo é (re)construído nas e por meio das redes sociais Facebook e Instagram. O estudo também busca analisar de que forma ocorre a representação do corpo feminino, realizada tanto pelo outro quanto pela própria mulher, no espaço virtual, visto que esse espaço possibilita a imediata reformulaçãoreconstrução do sujeito. Nesse sentido, a partir de teorias da Análise do Discurso Materialista, o trabalho tem como objetivo analisar a representação e a (re)construção do corpo feminino no espaço virtual que é marcada por exigências sociais, responsáveis por estabelecer estereótipos e padrões estéticos de alcance inacessível para uma grande parcela do público feminino. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo para ancorar a análise do corpus, constituído por publicações no Facebook e no Instagram em que o corpo feminino é alvo de objetificação, visando à imposição de padrões estéticos e à propagação de preconceitos àquelas que não se adequam ao padrão estabelecido. A pesquisa bibliográfica consistiu nos estudos de Orlandi (2007) e (2020) Foucault (2012) Ribeiro (2017, 2018) Davis (2016) Beauvoir (2016) Amorim (2009) Dos Santos Andrade (2003) Colling (2015) Solnit (2017) Rodrigues Do Nascimento Nonato (2017) Wolf (1992).Com base nas análises, concluímos que é frequente encontrarmos representações das imagens dos corpos femininos de modo a silenciar a mulher e as posições ocupadas por elas. Majoritariamente, isso ocorre com a mulher preta tendo em vista as memórias discursivas de uma conjuntura histórica escravista e racista que são conservadas atualmente. Também ocorre a preservação de interdiscursos que mantêm o desejo de poder e uma vontade de verdade sobre os corpos, os discursos e as representações sociais que serão desempenhadas pelas mulheres. Portanto é um movimento constante de silenciamento, de censura, de apagamento e de exclusão que regula as ações, os pensamentos, as posições e a aparência das mulheres.

Abstract: The present study elects as object of discussion the discursive process that is present from the physical body of the woman to her virtual body. This body is (re)built on and through social networks Facebook and Instagram. The study also seeks to analyze how the representation of the female body occurs, performed by both the other and the woman herself, in the virtual space, since this space allows the immediate reformulationreconstruction of the subject. In this sense, based on theories of Materialistic Discourse Analysis, the work aims to analyze the representation and (re)construction of the female body in the virtual space that is marked by social demands, responsible for establishing stereotypes and aesthetic patterns of inaccessible reach for a large portion of the female public. To achieve this goal, a bibliographic research was carried out, of qualitative character to anchor the analysis of the corpus, consisting of publications on Facebook and Instagram in which the female body is objectification, aiming at the imposition of aesthetic standards and the propagation of prejudices to those that do not fit the established standard. The bibliographic research consisted of the studies of Orlandi (2007) e (2020) Foucault (2012) Ribeiro (2017, 2018) Davis (2016) Beauvoir (2016) Amorim (2009) Dos Santos Andrade (2003) Colling (2015) Solnit (2017) Rodrigues Do Nascimento Nonato (2017) Wolf (1992). Based on the analyses, we conclude that we often find representations of the images of female bodies in order to silence the woman and the positions occupied by them. Mostly, this occurs with the black woman in view of the discursive memories of a historical slave and racist conjuncture that are currently preserved. There is also the preservation of interdiscourses that maintain the desire for power and a desire for truth about the bodies, discourses and social representations that will be performed by women. Therefore, it is a constant movement of silencing, censorship, deletion and exclusion that regulates the actions, thoughts, positions and appearance of women.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201620778

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47650

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thauane Teodoro Gonçalves Santos e Universidade Federal de Lavras

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