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Título: MÍDIA ESPORTIVA E GÊNERO UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA REPRESENTAÇÃO DA MODALIDADE FEMININA DE FUTEBOL NA MÍDIA ESPORTIVA.

Título alternativo: SPORTS MEDIA AND GENDER A DISCURSIVE ANALYSIS OF THE REPRESENTATION OF WOMENS SOCCER IN SPORTS MEDIA.

Autoria de: Flaviane Rodrigues Eugenio

Orientação de: Marcio Rogerio de Oliveira Cano

Presidente da banca: Marcio Rogério de Oliveira Cano

Primeiro membro da banca: Marcia Fonseca de Amorim

Segundo membro da banca: Rosângela Aparecida Ribeiro Carreira

Palavras-chaves: AD FRANCESA, ESTUDOS DE GÊNERO, FUTEBOL, CULTURA, MÍDIA ESPORTIVA.

Data da defesa: 12/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 18/03/2021

Data da publicação: 18/03/2021

Referência: Eugenio, F. R. MÍDIA ESPORTIVA E GÊNERO UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA REPRESENTAÇÃO DA MODALIDADE FEMININA DE FUTEBOL NA MÍDIA ESPORTIVA.. 2021. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Dentro da cultura esportiva brasileira, o futebol é um dos esportes com maior relevância social, sendo o mais popular no Brasil, portanto, ele é amplamente jogado e assistido. Além da prática esportiva, o futebol ocupa uma posição social, capaz de memórias discursivas, nocivas para alguns grupos específicos. Sendo assim, é possível pensar o futebol como um fenômeno cultural e analisa-lo através da perspectiva teórica da Análise do Discurso, através das implicações, que se dá entre a mídia esportiva e os papéis de gênero no esporte. O presente trabalho tem como objetivo, realizar uma análise discursiva para compreender a representação da modalidade feminina do futebol na mídia esportiva. Como objetivos específicos, utilizaremos estratégias linguístico discursivas, para compreender o discurso da mídia esportiva, em relação à jogadora de futebol. E assim, relacionar o estereótipo da mulher no futebol com o discurso da mídia esportiva. Para isso, dois sites esportivos foram utilizados, ????Globo Esporte.com???? e ????ESPN????, já que ambos são de mídia hegemônica e possuem bastante relevância no ambiente esportivo. Através do corpus selecionado foi possível compreender as condições de produção do discurso, que perpassa a mídia esportiva, o futebol e o discurso de gênero. Desse modo, foi possível identificar um espaço discursivo machista na mídia esportiva, além de estereótipos e suas possíveis implicações no processo representativo da modalidade feminina no futebol. Constata-se então que a construção discursiva da mulher jogadora de futebol na mídia esportiva é perpassada por um discurso patriarcal e excludente. Já que, se representa a jogadora de futebol, bem como a modalidade feminina de maneira machista. Dessa forma, compreende-se que as questões de gênero que permeiam a sociedade refletem no ambiente futebolístico e consequentemente, na maneira como a mídia esportiva noticia a jogadora de futebol. Pois, a condição de produção do discurso acerca da mulher no futebol é de uma memória discursiva que exclui a mulher desse ambiente, que ainda é considerado masculino.

Abstract: Within the Brazilian sports culture, football is one of the most socially relevant sports, being the most popular in Brazil, therefore, it is widely played and watched. In addition to sports, football occupies a social position, capable of discursive memories, harmful to some specific groups. Therefore, it is possible to think of football as a cultural phenomenon and analyze it through the theoretical perspective of Discourse Analysis, through the implications, which occurs between sports media and gender roles in sport. The present work has as objective, to carry through a discursive analysis to understand the representation of the feminine modality of the soccer in the sports media. As specific objectives, we will use linguistic discursive strategies, to understand the discourse of the sports media, in relation to the soccer player. And so, to relate the stereotype of women in football with the discourse of the sports media. For that, two sports websites were used, ????Globo Esporte.com???? and ????ESPN????, since both are from hegemonic media and have a lot of relevance in the sports environment. Through the selected corpus, it was possible to understand the conditions of discourse production, which runs through sports media, football and gender discourse. In this way, it was possible to identify a sexist discursive space in the sports media, in addition to stereotypes and their possible implications in the representative process of the feminine modality in football. It appears, then, that the discursive construction of the female soccer player in the sports media is permeated by a patriarchal and exclusionary discourse. Since, the soccer player is represented, as well as the female modality in a macho manner. Thus, it is understood that the gender issues that permeate society are reflected in the football environment and, consequently, in the way the sports media reports the football player. Because the condition of discourse production about women in football is a discursive memory that excludes women from this environment, which is still considered masculine.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201620789

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47578

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Flaviane Rodrigues Eugenio e Universidade Federal de Lavras

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