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Título: ??QUE HORAS ELA VOLTA??? AS CONTRIBUIÇÕES DO CINEMA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO

Título alternativo: WHAT TIME DOES SHE RETURN? THE CONTRIBUTIONS OF CINEMA TO THE DEVELOPMENT OF A CRITICAL RACIAL LITERACY

Autoria de: Giuliane Aparecida Petronilho

Orientação de: Helena Maria Ferreira

Presidente da banca: Helena Maria Ferreira

Primeiro membro da banca: Aparecida de Jesus Ferreira

Segundo membro da banca: Helenice Joviano Roque de Faria

Terceiro membro da banca: Elivan Aparecida Ribeiro

Palavras-chaves: Letramento Racial Crítico, cinema em sala de aula, racismo, identidade racial, mulheres negras a serviço do lar.

Data da defesa: 01/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 12/03/2021

Data da publicação: 12/03/2021

Referência: Petronilho, G. A. ??QUE HORAS ELA VOLTA??? AS CONTRIBUIÇÕES DO CINEMA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO . 2021. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso foi elaborado com o intuito de analisar as potencialidades do cinema, para a construção de uma educação antirracista, no espaço escolar. O corpus selecionado para o desenvolvimento dessa análise foi o filme ??Que horas ela volta???, de Anna Muylaert (2015). Para a consecução deste trabalho, foram delimitados alguns objetivos, sendo eles a) discorrer acerca da Teoria Racial Crítica e do Letramento Racial Crítico, bem como suas contribuições para a construção identitária b) verificar as contribuições do trabalho com filme para a ampliação do Letramento Racial Crítico c) discorrer acerca da representação de mulheres negras, no cinema, bem como o papel dessas mulheres no mercado de trabalho, no Brasil d) tecer considerações acerca do fenômeno da multimodalidade, na análise fílmica e) analisar o corpus, por meio de discussões voltadas para os desafios de mulheres negras, mães e empregadas domésticas, no Brasil, a partir de concepções de raça e racismo, causadores de estereótipos sociais para essas profissionais. Para a aquisição dos objetivos propostos, foram empreendidas pesquisas teóricas em diversos autores, entre eles Candido e Feres-Júnior (2019), Altmann (2004) e Ferreira e Villarta-Neder (2018), que trazem abordagens relacionadas às construções estereotipadas e identitárias, assim como os recursos multissemióticos que constituem o longa-metragem, respectivamente Ladson-Billings (2019), Schwarcz (1996), Ferreira (2014), Villarta-Neder, Ferreira e Ribeiro (2018) e Ribeiro (2019), que tratam acerca da Teoria Racial Crítica e do Letramento Racial Crítico Gomes (2011, 2012) e Glass (2012), que discorrem acerca de questões referentes à raça e ao racismo. Por meio das discussões e análises desenvolvidas, se faz necessário refletir acerca da importância e da necessidade da construção de uma educação para as relações étnico-raciais, em uma perspectiva histórico-cultural, com vistas a desconstruir imaginários existentes em nossa sociedade, refletir aspectos históricos e culturais, que atribuem às mulheres de identidade racial negra papéis de cuidados do lar, relegando-as às possibilidades de se desenvolverem profissionalmente, em cargos de prestígio. Sendo assim, abordar aspectos voltados para as desigualdades raciais, vividas em nossa sociedade, nas aulas de língua portuguesa, permite aos educadores e a seus alunos a construção de saberes teórico-práticos, uma vez que essa temática propicia o desenvolvimento de um senso crítico-reflexivo, capaz de ultrapassar os muros da escola, chegando até as diversas práticas cotidianas, vivenciadas por esses sujeitos em suas interações sociais.

Abstract: This Course Conclusion Work was elaborated in order to analyze the potential of cinema, for the construction of an anti-racist education, in the school space. The corpus selected for the development of this analysis was the film What time does she return?, by Anna Muylaert (2015). To achieve this project, some objectives were defined, being a) discussing critical racial theory and critical racial literacy, as well as its contributions to identity construction b) to verify the contributions of the work with film for the expansion of Critical Racial Literacy c) discuss the representation of black women in the cinema, as well as the role of these women in the labor market in Brazil d) to make considerations about the phenomenon of multimodality, in the film analysis e) to analyze the corpus, through discussions focused on the challenges of black women, mothers and domestic workers, in Brazil, from conceptions of race and racism, causing social stereotypes for these professionals. For the acquisition of the proposed objectives, theoretical research was undertaken in several authors, including Candido and Feres-Júnior (2019), Altmann (2004) and Ferreira and Villarta-Neder (2018), which bring approaches related to stereotyped and identity-based constructions, as well as the multisemiotic resources that constitute the feature film, respectively Ladson-Billings (2019), Schwarcz (1996), Ferreira (2014), Villarta-Neder, Ferreira and Ribeiro (2018) and Ribeiro (2019), which deal with critical racial theory and critical racial literacy Gomes (2011, 2012) and Glass (2012), who discuss issues related to race and racism. Through the discussions and analyses developed, it is necessary to reflect on the importance and need to build an education for ethnic-racial relations, in a historical-cultural perspective, with a view to deconstructing imaginaries existing in our society, reflecting historical and cultural aspects, which attribute to women of black racial identity roles of care of the home, relegating them to the possibilities of developing professionally, in prestigious positions. Thus, addressing aspects focused on racial inequalities, experienced in our society, in Portuguese language classes, allows educators and their students to construct theoretical and practical knowledge, since this theme allows the development of a critical-reflective sense, capable of overcoming the walls of the school, reaching the various daily practices experienced by these subjects in their social interactions.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201620800

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47555

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Giuliane Aparecida Petronilho e Universidade Federal de Lavras

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