SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: SLAM DAS MINAS UM DISCURSO DE RESISTÊNCIA ATRAVÉS DA POESIA

Título alternativo: SLAM DAS MINAS A RESISTANCE SPEECH THROUGH POETRY

Autoria de: Marina Aparecida Pacheco Leao

Orientação de: Marcia Fonseca de Amorim

Presidente da banca: Márcia Fonseca de Morim

Primeiro membro da banca: Márcio Rogério de Oliveira Cano

Segundo membro da banca: Helena Maria Ferreira

Terceiro membro da banca: Andrea Portolomeos

Palavras-chaves: slam das minas, poesias, discurso, memória, silenciamento.

Data da defesa: 26/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 07/04/2021

Data da publicação: 07/04/2023

Referência: Leao, M. A. P. SLAM DAS MINAS UM DISCURSO DE RESISTÊNCIA ATRAVÉS DA POESIA. 2021. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as representações sociais construídas discursivamente por mulheres integrantes do Slam das Minas de si mesmas e do outro por meio da expressão artística inscrita neste movimento. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um estudo sobre sujeito e representações sociais ancorado nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso. Posteriormente, foram analisados três manifestos presentes no movimento Slam das Minas, com o intuito de destacar características comuns no interior desses manifestos. O Slam consiste em um movimento socialcultural em que as integrantes relatam experiências e visões de mundo por meio de poesias que são declamadas pelas próprias autoras. Os versos trazem histórias de silenciamentos, lutas por direitos iguais entre homens e mulheres e entre negros e brancos. Por meio deste estudo, busca-se ouvir o que essas vozes no interior do Slam têm a dizer sobre a condição social da mulher e proliferar os espaços para fazê-las ouvidas. Ou seja, busca-se dar visibilidade às narrativas, apontando as especificidades do movimento e mostrando a relevância dele para as mulheres que o integram. Para alcançar os conceitos pertinentes da pesquisa, aludimos, como suporte teórico, alguns autores e autoras, como Michel Foucault (1996, 2008), Michel Pêcheux (1990, 1999, 2002, 2014), Eni Puccinelli Orlandi (1999, 2005, 2007, 2017), Pierre Achard (1999), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo através de uma observação do movimento Slam das Minas e, sobretudo, de uma análise discursiva das poesias inscritas no movimento. O trabalho apresenta referências comuns encontradas nas análises dos poemas, trazendo uma reflexão ao discorrer sobre os acontecimentos que perpassam a história do Slam. As análises mostram como o espaço conquistado através do Slam das Minas pode ser considerado um lugar de ??empoderamento??, denúncia e consciência que contribui para o discernimento de diversas pautas feministas atreladas à expressão artística.

Abstract: This work aims to analyze the social representations through the speech of the female members of the Slam das Minas of themselves and of others through the artistic expression registered in this movement. To achieve the proposed objective, a study was carried out on the subject and the social representations anchored in the theoretical assumptions of Discourse Analysis. Subsequently, the three manifestos present in the Slam das Minas movement were analyzed, in order to highlight common characteristics within these manifestos. A Slam consists of a social cultural movement in which members report experiences and worldviews through poetry that is recited by the authors themselves. The verses bring stories of silences, struggles for equal rights between men and women and between blacks and whites. Through this study, we seek to hear what these voices within Slam have to say about the social condition of women and to proliferate spaces to make them heard. In other words, it seeks to give visibility to the narratives, pointing out the specificities of the movement and showing its relevance to the women who are part of it. To reach the pertinent concepts of the research, we mentioned, as theoretical support, some authors, such as Michel Foucault (1996, 2008), Michel Pêcheux (1990, 1999, 2002, 2014), Eni Puccinelli Orlandi (1999, 2005, 2007, 2017), Pierre Achard (1999), among others. This is qualitative research through the observation of the Slam das Minas movement and, above all, a discursive analysis of the poetry inscribed in the movement. The work presents common references found in the analysis of the poems, bringing a reflection when discussing the events that permeate the history of Slam. The analysis show how the space conquered through the Slam das Minas can be considered a place of ??empowerment??, denunciation and awareness that contributes to the discernment of several feminist agendas linked to artistic expression.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201620802

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marina Aparecida Pacheco Leao e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo