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Título: RUÍNAS EM PORTUGAL UM PERCURSO ATRAVÉS DE NARRATIVAS PÓS-25 DE ABRIL

Título alternativo: RUINS IN PORTUGAL A PATH THROUGH POST-APRIL 25 NARRATIVES

Autoria de: Karol Sousa Bernardes

Orientação de: Roberta Guimaraes Franco Faria de Assis

Presidente da banca: Roberta Guimarães Franco Faria de Assis

Primeiro membro da banca: Daniel Marinho Laks

Segundo membro da banca: Angelo Adriano Faria de Assis

Terceiro membro da banca: Rodrigo Garcia Barbosa

Palavras-chaves: Narrativas, Guerra Colonial, Retornados, Testemunho, Memória.

Data da defesa: 30/12/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 11/01/2021

Data da publicação: 11/01/2021

Referência: Bernardes, K. S. RUÍNAS EM PORTUGAL UM PERCURSO ATRAVÉS DE NARRATIVAS PÓS-25 DE ABRIL. 2021. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O Estado Novo português foi um período marcado pela censura e por silenciamentos. Após a Revolução dos Cravos em 1974, que determinou o fim desse regime em Portugal, obras que abordavam acerca desse contexto começaram a ser publicadas. Nesse sentido, observa-se que há uma predominância, nesse primeiro momento que se seguiu ao fim do Estado Novo, de narrativas que tratavam sobre a Guerra Colonial, que também se insere nesse contexto. Por outro lado, as obras que apresentavam como tema os retornados, isto é, os portugueses que viviam nas colônias e que foram obrigados a se deslocarem para Portugal após o 25 de abril de 1974, começaram a ter mais enfoque em um momento posterior. À vista desses aspectos, propõe-se, neste trabalho, realizar um percurso de análise através de obras que se inserem no período de 1979 a 2012. A partir das quatro primeiras ???????? Os Cus de Judas (1979), de António Lobo Antunes, Autópsia de um mar de ruínas (1984), de João de Melo, A Costa dos Murmúrios (1988), de Lídia Jorge, e Jornada de África (1989), de Manuel Alegre ????????, objetivou-se explorar como se dá essa produção logo após o fim do regime, que se volta mais para o cenário de guerra e expressa, dentre outros aspectos, as fragmentações físicas e psíquicas dos soldados portugueses. Já por meio do trabalho com as outras três ???????? O esplendor de Portugal (1997), também de Lobo Antunes, Caderno de memórias coloniais (2009), de Isabela Figueiredo, e O retorno (2012), de Dulce Maria Cardoso ????????, propôs-se investigar as questões relativas aos retornados, considerando os processos enfrentados pelos personagens ao saírem de África e ao chegarem em Portugal e as fraturas que esse contexto gerou na vida deles. Com base nas análises realizadas, observou-se que as obras apresentam diversos pontos de vista acerca dos contextos históricos aqui abordados, expondo as ruínas resultantes deles, além de confrontar muitos discursos do Estado Novo português.

Abstract: The Portuguese New State was a period marked by censorship and silencing. After the Carnation Revolution in 1974, which determined the end of this regime in Portugal, books that addressed this context began to be published. In this sense, we observe that there is a predominance, in the first moment that followed the end of the New State, of narratives that dealt with the Colonial War. In contrast, the books that presented the Portuguese who lived in the colonies and were forced to move to Portugal after April 25, 1974, in other words, the returnees, began to have more focus at a later time. Therefore, with this work we proposed to carry out an analysis path through books which fall in the period from 1979 to 2012. From the first four novels ???????? Os Cus de Judas (1979), by António Lobo Antunes, Autópsia de um mar de ruínas (1984), by João de Melo, A Costa dos Murmúrios (1988), by Lídia Jorge, and Jornada de África (1989), by Manuel Alegre ???????? we aim to explore how this production occurs right after the end of the regime, which focuses on the war scenario and expresses the physical and psychological fragmentation of the Portuguese soldiers, among other aspects. Through the work with the other three books ???????? O esplendor de Portugal (1997), by Lobo Antunes, Caderno de memórias coloniais (2009), by Isabela Figueiredo, and O retorno (2012), by Dulce Maria Cardoso ????????, we proposed to investigate the issues related to returnees, considering the processes faced by the characters when they left Africa and when they arrived in Portugal and the fractures that this context generated in their lives. Based on the analyzes carried out, we observed that the books present different points of view about the historical contexts discussed here, exposing the ruins they resulted, in addition to confronting many discourses of the Portuguese New State.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201710391

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47504

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Karol Sousa Bernardes e Universidade Federal de Lavras

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