SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: REPENSANDO A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA À LUZ DOS SISTEMAS ADAPTATIVOS COMPLEXOS

Título alternativo: REFLECTING ON THE IDENTITY OF THE ENGLISH TEACHER IN THE LIGHT OF COMPLEX ADAPTIVE SYSTEMS

Autoria de: Semirames Bruna Avila

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Jamila Viegas Rodrigues

Segundo membro da banca: Tania Regina de Souza Romero

Terceiro membro da banca: Marllon Moreti de Souza Rosa

Palavras-chaves: Teoria da Complexidade, Multifacetadas, Ensino de Inglês, Identidade do Professor de Língua Inglesa, Formação Docente

Data da defesa: 28/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/06/2021

Data da publicação: 04/06/2021

Referência: Avila, S. B. REPENSANDO A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA À LUZ DOS SISTEMAS ADAPTATIVOS COMPLEXOS. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho, através de uma revisão bibliográfica, está pautado na contribuição dos sistemas adaptativos complexos para uma compreensão mais ampla da identidade de professores de Língua Inglesa e os desdobramentos disso para sua prática. Sendo assim, ancorada na Teoria da Complexidade (MORIN, 2005), os sistemas adaptativos complexos (SACs) são compreendidos como um conjunto de componentes de um sistema que interagem entre si de forma a produzir um estado global que é sempre dinâmico, o que pode ser aplicado ao conceito de identidades na pós-modernidade (HALL, 2003 LARSEN-FREEMAN CAMERON, 2008). Partindo dessa premissa, no âmbito educativo, é também parte integrante desse sistema, o professor. Os professores, bem como os demais sujeitos históricos presentes no processo educativo, constroem suas identidades multifacetadas ao longo de sua formação e na práxis propriamente dita. Logo, a identidade é múltipla, sendo vascularizada por valores culturais construídos no meio em que estamos inseridos. Portanto, é um aspecto humano fluido e em constante desenvolvimento. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo refletir o processo de construção da identidade docente e seus desdobramentos no processo educativo em Língua Inglesa à luz dos sistemas adaptativos complexos. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico na literatura que trata desses temas com o intuito de construir um panorama histórico-contextual. Assim, o trabalho está organizado em três seções. A primeira refere-se à proposta de análise da identidade docente como um sistema adaptativo complexo. A segunda aborda o percurso metodológico realizado e a terceira apresenta os desdobramentos da compreensão da identidade como um SAC para o ensino e aprendizagem de Inglês.

Abstract: This work, through a bibliographic review, is based on the contribution of the Complex Adaptive Systems to a broader understanding of the identity of English teachers and the consequences of it in their practice. Thus, anchored in Complexity Theory (MORIN, 2005), Complex Adaptive Systems are understood as a set of components of a system that interact with each other in order to produce a global state that is always dynamic, which can be applied to the concept of identities in postmodernity (HALL, 2003 LARSEN-FREEMAN CAMERON, 2008). Starting from this premise, in the educational scope, the teacher is also an integral part of this system. Teachers, as well as other historical subjects present in the educational process, build their multifaceted identities throughout their training and in the praxis itself. Therefore, the identity is multiple, being vascularized by cultural values built in the environment in which we are inserted. Hence, a fluid and constantly evolving human aspect. In this sense, the present work aims to reflect the process of construction of the teaching identity and its consequences in the educational process in English in the light of Complex Adaptive Systems. For this, a bibliographic survey was carried out in the literature that deals with these themes in order to build a historical-contextual panorama. So, the work is organized into three sections. The first refers to a proposal for analyzing identity as a Complex Adaptive System. The second approaches the methodological path accomplished and the third one presents the unfolding of understanding identity as a Complex Adaptive System for teaching and learning English.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201710403

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47559

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Semirames Bruna Avila e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo