SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Autoria de: Jucileide Daiana Neres Souza

Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins

Presidente da banca: Raquel Marcia Fontes Martins

Primeiro membro da banca: Andrea Portolomeos

Segundo membro da banca: Marciano Renato Ribeiro

Terceiro membro da banca: Laiza Aparecida de Lima Mendonça

Palavras-chaves: Aquisição da escrita, TDAH, Alfabetização, Aprendizagem, Professor

Data da defesa: 28/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/06/2021

Data da publicação: 05/06/2021

Referência: Souza, J. D. N. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA . 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é avaliado como um transtorno neurobiológico que surge na infância e geralmente acompanha o indivíduo por toda sua vida. O TDAH se caracteriza pela falta de atenção do indivíduo, inquietude e impulsividade. Em vista disso, é de extrema importância refletir sobre como pode ser difícil tanto para o aluno, quanto para o professor lidar com o TDAH em sala de aula, sabendo que o transtorno é muito comum no Brasil, tendo constatado mais de dois milhões de casos anuais em todo o país. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo principal analisar as dificuldades recorrentes na aquisição da escrita para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Para além disso, avalia-se também a presença ou lacuna dos estudos relacionados ao TDAH e em como se dão as abordagens utilizadas para auxiliar as crianças com o transtorno em período de aquisição do sistema de escrita. Para que fosse possível a realização dessa pesquisa, tivemos como aporte teórico a literatura sobre aquisição da escrita e alfabetização e também a literatura na área da psicologia que analisa os transtornos que afetam os escolares. A partir desse estudo foi possível perceber como o linguista desempenha um papel primordial dentro do processo de aprendizagem do indivíduo e principalmente a importância dos professores entenderem sobre o TDAH e suas particularidades.

Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder is evaluated as a neurobiological disorder that appears in childhood and usually accompanies the individual for their entire life. ADHD is characterized by inattention, restlessness, and impulsiveness. Given this, it is extremely important to reflect on how difficult it can be for both the student and the teacher to deal with ADHD in the classroom, knowing that the disorder is very common in Brazil, having found more than two million annual cases throughout the country. Thus, the main objective of the present study was to analyze the recurrent difficulties in the acquisition of writing for children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Furthermore, it also assesses the presence or lack of studies related to ADHD and how are the approaches used to help children with the disorder in the acquisition period of the writing system. To make this research possible, we had as theoretical support the literature on the acquisition of writing and literacy, and also the literature in the area of psychology that analyzes the disorders that affect schoolchildren. From this study, it was possible to see how the linguist plays a primordial role in the individuals learning process and, especially, the importance of teachers understanding ADHD and its particularities.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201710409

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47568

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jucileide Daiana Neres Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo