SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: CRENÇAS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA UM ESTUDO COMPARATIVO

Autoria de: Lais Padovani Silva Souza

Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida

Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Primeiro membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Segundo membro da banca: Ana Carolina de Laurentiis Brandão

Terceiro membro da banca: Tania Regina de Souza Romero

Palavras-chaves: Sala de aula, Papel ativo, Internet, Crenças, Aprendizagem.

Data da defesa: 04/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 24/05/2021

Data da publicação: 24/05/2021

Referência: Souza, L. P. S. CRENÇAS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA UM ESTUDO COMPARATIVO . 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este estudo tem o propósito de realizar uma investigação sobre as crenças de aprendizagem da Língua Inglesa. A escolha deste tema foi baseada em sua atual relevância para o cenário da sala de aula. Sabe-se que nas salas de aula o professor pode ter um papel mais ativo que o do aluno, então o objetivo ao investigar as crenças dos alunos de Letras é saber quais são essas crenças e, posteriormente, criar uma reflexão sobre elas. Além desse objetivo, acrescenta-se a comparação entre este trabalho e o trabalho feito por Barcelos (1995), no qual ela investiga a crença de seus alunos. Para que essa comparação fosse concretizada, realizou-se uma pesquisa qualitativa para que obtivesse dados para investigação e compreensão das crenças dos alunos. Durante a análise verificou-se que o uso da internet para os estudos está muito recorrente entre os alunos, revelando assim, uma crença majoritária entre eles que usar a internet é eficiente para aprender a língua. Para o desenvolvimento teórico deste trabalho utilizou-se pesquisas de autores como Horwitz (1983) Wenden (1986) Leffa (1991) para uma melhor explicação de como essas crenças no processo de aprendizagem surgiram e como elas foram se consolidando. Dessa forma, assim como o trabalho desses pesquisadores, a atual pesquisa também pode colaborar com futuros estudos sobre o tema, além de servir como base para que se entenda melhor sobre as crenças de aprendizagem da língua inglesa.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201710411

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47627

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lais Padovani Silva Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo