SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: UMA ANÁLISE MULTIMODAL DO GÊNERO TEXTUALDISCURSIVO INFOGRÁFICO

Título alternativo: A MULTIMODAL ANALYSIS OF THE TEXTUALDISCURSIVE INFOGRAPHIC GENRE

Autoria de: Louise Crabi Andrade

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Raquel Marcia Fontes Martins

Segundo membro da banca: Kéticia Lhirrozi Bueno Alvez de Souza

Palavras-chaves: Multimodalidade, Infográfico, Multiletramentos, Gênero textual, Gênero discursivo

Data da defesa: 21/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 23/06/2021

Data da publicação: 23/06/2021

Referência: Andrade, L. C. UMA ANÁLISE MULTIMODAL DO GÊNERO TEXTUALDISCURSIVO INFOGRÁFICO. 2021. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Entre as várias questões que envolvem os textos na contemporaneidade, há uma presença crescente da utilização de vários recursos semióticos e de vários modos de representação da linguagem, como por exemplo, a utilização de imagens, cores, sons etc. Isso se deve à forte presença e impacto das tecnologias digitais que possibilitaram a combinação de diversas semioses e de diferentes modos de representação da linguagem nos textos. Estas questões reverberam a necessidade de se compreender os gêneros textuaisdiscursivos tendo como premissa a multimodalidade e os muliletramentos (KNOLL FUZER, 2019). Nesse sentido, o presente trabalho objetiva investigar o gênero infográfico pela perspectiva da multimodalidade para entender como as mensagens apresentadas estão organizadas por meio de diferentes modos semióticos. Para tanto, a princípio foi realizado um estudo teórico acerca da multimodalidade e dos multiletramentos, para entender como esses conceitos são interpretados, seguido de uma breve descrição dos conceitos de gêneros textuaisdiscursivos com base em Marcuschi (2002) e Bakhtin (1997). Posteriormente, buscou-se descrever o infográfico, um gênero que alia recursos visuais a textos verbais curtos (RABAÇA BARBOSA, 2001), além da análise de quatro textos disponíveis na internet e em revistas de ampla circulação. As análises indicam que o infográfico é um gênero no qual as semioses presentes possibilitam que informações complexas sejam organizadas de forma mais atraente e clara para o leitor, ao contrário do que se fossem apresentadas apenas por meio do texto verbal.

Abstract: Among the many concerns that involve texts in contemporary times, there is a growing presence of the use of multiple semiotic resources and various modes of language representation, such as the use of images, colors, sounds, etc. This is due to the strong presence and impact of digital technologies that enabled the combination of different semiosis and different modes of language representation in texts. These issues reverberate the need to understand textualdiscursive genres based on multimodality and multiliteracies (KNOLL FUZER, 2019). In this sense, this work aims to investigate the infographic genre from the perspective of multimodality to understand how the messages presented are organized through different semiotic modes. Therefore, at first, a theoretical study was carried out on multimodality and multiliteracies, to understand how these concepts are interpreted, followed by a brief description of the concepts of textualdiscursive genres based on Marcuschi (2002) and Bakhtin (1997). Subsequently, we sought to describe the infographic, a genre that combines visual resources with short verbal texts (RABAÇA BARBOSA, 2001), in addition to the analysis of four texts available on the internet and in widely circulated magazines. The analysis indicates that the infographic is a genre in which the semiosis present allows complex information to be organized more attractively and clearly for the reader, as opposed to if they were presented only through the verbal text.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201710932

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47940

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Louise Crabi Andrade e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo