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Título: O ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Título alternativo: LITERATURE TEACHING AT SCHOOL PERSPECTIVES AND CHALLENGES

Autoria de: Susana Vieira Rismo Nepomuceno

Orientação de: Andrea Portolomeos

Presidente da banca: Andréa Portolomeos

Primeiro membro da banca: Raquel Marcia Fontes Martins

Segundo membro da banca: Glauco Soares Joaquim

Palavras-chaves: Ensino de literatura, Educação estética, Fruição literária, Teoria Literária, Leitor literário

Data da defesa: 25/01/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 26/01/2021

Data da publicação: 26/01/2021

Referência: Nepomuceno, S. V. R. O ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA PERSPECTIVAS E DESAFIOS . 2021. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Antonio Candido, no texto O direito à literatura, argumenta que o texto literário proporciona ao leitor uma experiência libertadora e humanizadora. O crítico defende que, através da leitura de fruição, o leitor tende a se tornar um sujeito mais compreensivo, sensível e, consequentemente, mais humano. Em 2018,a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento oficial da educação brasileira, é homologada, oferecendo aos professores orientações que dialogam com o posicionamento de Candido. Todavia, apesar de o documento trazer novas e interessantes perspectivas para as aulas de literatura, também se perde em diretrizes que desvirtuam o texto literário enquanto objeto estético. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar e discutir alguns pontos do ensino de literatura na atualidade de maneira a promover um ensino mais efetivo desse conhecimento. Nesse sentido, investiga a especificidade da linguagem literária que precisa ser entendida enquanto ling

Abstract: Antonio Candido, in the text The right to literature, argues that the literary text provides the reader an experience and humanizing. The critic argues that, through fruition reading, the reader tends to become a more understanding, sensitive and, consequently, more human subject. In 2018, the National Common Curricular Base (BNCC), the official document of Brazilian education, is approved, offering teachers guidelines that dialogue with Candidos position. However, although the document brings new and interesting perspectives for literature classes, it is also lost in guidelines that distort the literary text as an aesthetic object.Therefore,the present work aims to investigate some points of literature teaching today in order to promote amore effective teaching of this knowledge. In this sense, it investigates the specificity of the literary language that needs to be understood as an artistic language by the teacher of basic education and reflects on advances and impasses present in the BNCC with regard to t

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201710936

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47513

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Susana Vieira Rismo Nepomuceno e Universidade Federal de Lavras

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