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Título: ANÁLISE DOS DISCURSOS QUE PERMEIAM AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS MÍDIAS o que a presença do negro pode significar

Título alternativo: ANALYSIS OF THE DISCOURSES THAT CROSS THE SOCIAL REPRESENTATIONS IN THE MEDIA what can mean the presence of blacks

Autoria de: Ana Eliza Silva Barbosa

Orientação de: Marcia Fonseca de Amorim

Presidente da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Terceiro membro da banca: Rodrigo Garcia Barbosa

Palavras-chaves: Protagonismo, Análise de Discurso, Redes Sociais, Comentários, Discurso racista.

Data da defesa: 08/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 15/04/2021

Data da publicação: 15/04/2021

Referência: Barbosa, A. E. S. ANÁLISE DOS DISCURSOS QUE PERMEIAM AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS MÍDIAS o que a presença do negro pode significar. 2021. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho busca refletir acerca dos efeitos de sentido promovidos por publicações nas mídias digitais a respeito do protagonismo do negro na produção cinematográfica live action remake intitulada ????????The Little Mermaid????????, a partir da análise de enunciados e textos verbais e não verbais, embasada nos estudos da Análise de Discurso, especialmente nos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. O corpus deste trabalho constitui-se de imagens capturadas em redes sociais, como o Twitter e o Instagram, de comentários e publicações em que páginas e usuários se propuseram a expressar suas ideias, opiniões e palpites sobre a escolha de uma atriz negra para representar o papel da personagem protagonista do filme, a Ariel. Para isso, como proposta metodológica, foram realizados gestos de leitura e de interpretação, a fim de compreender os motivos que impulsionaram a (re)produção de discursos que demonstram a desaprovação, o descontentamento e incômodo em relação a notícia da atuação de Halle Bailey, a atriz selecionada pela Disney. Busca-se perceber como essas posturas, adotadas pelos usuários das redes sociais, evidenciam a presença do discurso racista na sociedade brasileira, bem como as práticas de um racismo velado, silencioso, mas ativo.

Abstract: The present work seeks to reflect on the effects of meaning promoted by publications in digital media regarding the protagonism of black people in the live action remake film production entitled ????????The Little Mermaid????????, based on the analysis of verbal and non-verbal statements and texts, based on Discourse Analysis studies, especially in the works of Michel Pêcheux and Eni Orlandi. The corpus of this work consists of images captured on social networks, such as Twitter and Instagram, comments and publications in which pages and users set out to express their ideas, opinions and guesses about the choice of a black actress to represent the role of the main character of the film, Ariel. For this, as a methodological proposal, reading and interpretation gestures were carried out, in order to understand the reasons that drove the (re) production of discourses that demonstrate disapproval, dissatisfaction and discomfort in relation to the news of Halle Baileys performance, the actress selected by The Walt Disney Company. One seeks to understand how these attitudes, adopted by users of social networks, highlight the presence of racist discourse in Brazilian society, as well as the practices of a veiled, silente, but active racism.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201710941

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47585

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Eliza Silva Barbosa e Universidade Federal de Lavras

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