SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: Teoria e Prática no Ensino de Língua Inglesa Projetos no Ensino de Inglês em escolas públicas

Título alternativo: THEORY AND PRACTICE IN ENGLISH LANGUAGE TEACHINGSUCCESSFUL PROJECTS IN ENGLISH TEACHING IN PUBLIC SCHOOLS.

Autoria de: Fernanda Maria Peres

Orientação de: Tania Regina de Souza Romero

Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero

Primeiro membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Segundo membro da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Palavras-chaves: Teoria, Prática, Inglês, Escolas, Projetos.

Data da defesa: 20/10/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 17/11/2021

Data da publicação: 17/11/2021

Referência: Peres, F. M. Teoria e Prática no Ensino de Língua Inglesa Projetos no Ensino de Inglês em escolas públicas. 2021. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Neste trabalho trouxe um panorama histórico do ensino de inglês no Brasil e no mundo, fazendo análises comparativas entre metodologias de ensino, teorias da linguagem e abordagens utilizadas no processo de ensino aprendizagem de inglês. A partir disso, busquei relacionar teoria e prática ao discutir quatro projetos de ensino de língua inglesa de escolas públicas brasileiras que foram exitosos e são inspirações para praticas em sala de aula, analiso-os de acordo com os conceitos de abordagem e método encontrados na literatura da área. No que se refere a teorias da linguagem, ancorei o trabalho nas seguintes teorias behavorista-estrutural, funcional e sociointeracional.

Abstract: In this work, it brought a historical overview of the teaching of English in Brazil and in the world, making comparative analyzes between teaching methodologies, language theories and approaches used in the teaching and learning process of English. From this, I sought to relate theory and practice by discussing four English language teaching projects in Brazilian public schools that were successful and are inspiration for classroom practices, analyzing them according to the concepts of approach and method found in the literature. of the area. With regard to theories of language, I anchored the work in the following theories behavioral-structural, functional and socio-interactional.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201520856

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54298

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fernanda Maria Peres e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo