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Título: DO BILINGUISMO AO TRANSLINGUISMO POR UMA VISÃO DECOLONIAL DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autoria de: Ana Luiza Rosa de Oliveira

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Jamila Viegas Rodrigues

Segundo membro da banca: Tania Regina de Souza Romero

Palavras-chaves: Translinguismo, Decolonialidade, Bilinguismo, Plurilinguismo, Multilinguismo

Data da defesa: 12/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 28/11/2021

Data da publicação: 28/11/2021

Referência: Oliveira, A. L. R. d. DO BILINGUISMO AO TRANSLINGUISMO POR UMA VISÃO DECOLONIAL DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Atualmente muito se tem discutido sobre a Língua Inglesa e seu status de língua franca, o que difunde a ideia de superioridade dessa língua, bem como das culturas dos povos falantes dela, em especial dos Estados Unidos e da Inglaterra. Isso vem trazendo uma agenda de ensino e aprendizagem dessa língua em contextos que são não apenas bilíngues ou plurilingues, mas translingues, o que significa criar um espaço no qual os indivíduos possam exercer seu biplurilinguismo de forma fluida e que abarque fatores políticos, sociais e culturais da língua. Desta forma, esse trabalho tem como objetivo promover uma discussão sobre como as práticas translíngues associadas às práticas decoloniais ancoradas nos conceitos de bilinguismo, plurilinguismo e multilinguismo podem colaborar para a emancipação e produção de sentido do aprendiz. Compõem esse material os estudos de Ballestin (2013), Cenoz e Gorter (2013), Coutinho Storto (2015), Do Espírito Santo e Barros (2018), García e Wei (2014), Mendes (2017), Mignolo (2017), Pardo (2019) e Rocha (2019). Os resultados obtidos nessa pesquisa, através de uma pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica, apontaram a necessidade de uma abordagem institucional crítica no processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, que instigue a transgressão e a desobediência frente às políticas linguísticas vigentes a fim de fortalecer os aspectos transnacionais e transculturais que essa língua é capaz de proporcionar.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201610343

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54308

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Luiza Rosa de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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