SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: O MULTICULTURALISMO CRÍTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Título alternativo: CRITICAL MULTICULTURALISM AND ITS CONTRIBUTIONS TO ENGLISH LANGUAGE TEACHING-LEARNING

Autoria de: Everton Alexandre Garcia Faria

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Tania Regina de Souza Romero

Segundo membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Palavras-chaves: Multiculturalismo Crítico, Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa, Formação de Professores, Material Didático, Abordagem Pedagógica.

Data da defesa: 17/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2021

Referência: Faria, E. A. G. O MULTICULTURALISMO CRÍTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. 2021. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, acerca das implicações do multiculturalismo crítico no que se refere ao ensino-aprendizagem de língua inglesa. Sendo assim, por meio do levantamento bibliográfico pretende-se compreender os aspectos constitutivos do Multiculturalismo, sobretudo, pelo viés crítico e como o conceito é relevante no âmbito dos Estudos Culturais, assim, a partir da contextualização do seu aspecto crítico amparada por autores como Hall (2003, 2006), McLaren (2000), Kubota (2004), entre outros, é possível discutir sobre a relação direta entre cultura, língua e identidade, assim como, compreender o multiculturalismo crítico como uma alternativa epistemológica no ensino-aprendizagem de língua inglesa, dado seu caráter emancipatório de transformação social. Assim, na análise de dados, os resultados obtidos identificaram as contribuições do multiculturalismo crítico para o ensino-aprendizagem de língua inglesa, dessa forma, no que diz respeito à formação de professores, percebe-se a necessidade de um currículo que estimule a reflexão crítica do educador para que ele possa se comprometer com uma educação decolonial e emancipatória. No que tange à produção e seleção de materiais didáticos é necessário uma revisão dos conteúdos disponíveis para que se selecione materiais que fujam dos saberes pré-estabelecidos e apresentem outras formas de se enxergar o mundo. Por fim, em relação à uma abordagem pedagógica, é imprescindível uma prática crítica e multiculturalmente orientada que considere a diversidade como o fundamento das discussões sobre a língua e as questões pertinentes à ela dentro da sala de aula e assim, também possibilitar o estudante de ser um agente de transformação social fora da escola.

Abstract: The present work is a qualitative research, carried out through a bibliographical research, about the implications of critical multiculturalism with regard to English language teaching and learning. Thus, through the bibliographical survey, it is intended to understand the constitutive aspects of Multiculturalism, mainly through the critical bias and how the concept is relevant in the context of Cultural Studies, thus, from the contextualization of its critical aspect supported by authors such as Hall (2003, 2006), McLaren (2000), Kubota (2004), among others, it is possible to discuss the direct relationship between culture, language and identity, as well as understanding critical multiculturalism as an epistemological alternative in language teaching and learning English, given its emancipatory character of social transformation. That said, in the data analysis, the results obtained identified the contributions of critical multiculturalism to English language teaching and learning. educators criticism so that he can commit to a decolonial and emancipatory education, with regard to the production and selection of teaching materials, a review of the available content is necessary in order to select materials that escape from pre-established knowledge and present other forms of if seeing the world, finally, in relation to a pedagogical approach, a critical and multiculturally oriented practice is essential that considers diversity as the foundation of discussions about the language and the issues related to it within the classroom and so, too enable the student to be an agent of social change outside the school.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201620784

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54031

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Everton Alexandre Garcia Faria e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo