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Título: O processo de articulação sintática como estratégia argumentativa

Autoria de: Neusa Maria Verbeno Penha

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Coorientação de: Tufi Neder Neto

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Segundo membro da banca: Aline Gabrielle Correia da Costa

Palavras-chaves: e Correlação, articulação sintática, argumentação, ensino, gêneros textuais

Data da defesa: 17/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 02/12/2021

Data da publicação: 02/12/2021

Referência: Penha, N. M. V. O processo de articulação sintática como estratégia argumentativa. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O objetivo deste trabalho é o de analisar o processo de correlação sintática como uma estratégia argumentativa, em gêneros textuais como meme, anúncio publicitário e campanha educativa. Segundo Oiticica (1952) a correlação constitui-se como uma relação de interdependência entre as sentenças em nível semântico e estrutural.Foram, primeiramente, apresentadas as formas de articulação sintática existentes subordinação, coordenação e a correlação propriamente dita, sob a visão convergente e divergente de diversos autores, como Azeredo, Oiticica, Rodrigues, Pauliukonis, Módulo, Santoro e Oliveira, dentre outros. Em seguida, buscou ?? se identificar e analisar as sentenças correlatas presentes nos textos selecionados, os quais são comunmente encontrados em circulação em redes sociais, blogs e outros tipos de sites. A escolha dos textos para análise considerou o processo de circulação desses gêneros, uma vez que a internet possibilitou a ampliação dos modos de produção, recepção e circulação de textos. As análises evidenciaram que a compreensão sobre o mecanismo da correlação sintática é relevante para o entendimento sobre processo de argumentação, visto que se faz importante na produção e interpretação de textos. Considerou-se, ainda, o objetivo discursivo na seleção e escolha dos mecanismos morfossintáticos que estabelecem a correlação.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201620801

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54314

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Neusa Maria Verbeno Penha e Universidade Federal de Lavras

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