SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: MULTILETRAMENTOS ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS PRESENTES NAS CANÇÕES DE RAP

Título alternativo: LITERACIES DISCURSIVE LINGUISTIC STRATEGIES PRESENT IN RAP SONGS

Autoria de: Nathan Fernandes Silva

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Segundo membro da banca: Helena Maria Ferreira

Palavras-chaves: multiletramentos, letramentos, canções de rap, estratégias linguísticas, multiculturalidade

Data da defesa: 31/08/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2023

Referência: Silva, N. F. MULTILETRAMENTOS ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICO-DISCURSIVAS PRESENTES NAS CANÇÕES DE RAP. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Por meio da internet podemos conhecer diferentes culturas que integram nossa sociedade. Essas culturas se fazem presente nas escolas por meio dos alunos e professores. 6 Entretanto, os modelos de letramento no espaço escolar privilegiam somente algumas práticas, desconsiderando que fazemos parte de uma sociedade multicultural. A multiplicidade cultural das populações ganha abrigo na internet por intermédio das mídias digitais e as práticas de linguagem presentes nesse espaço necessitam de estudo para que possamos compreender os discursos que circundam a nossa sociedadecultura. Segundo Rojo(2012) O conceito de multiletramentos aponta para dois tipos específicos e importantes de multiplicidade presentes em nossa sociedade, principalmente urbanas, na contemporaneidade a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e comunica. (ROJO, 2012, pág. 6). Na perspectiva dos multiletramentos e por meio das canções de rap podemos estudar as vozes de denúncia que notificam os problemas da sociedade brasileira. Essas denúncias podem ser identificadas a partir dos recursos linguístico-discursivos que os rappers utilizam para manifestarem seus discursos. As canções de rap, em sua maioria, estão presentes no ambiente digital e exercem uma função de denúncia, utilizando de várias semioses e linguagens. As discussões presentes no nosso trabalho partiram da seguinte perguntaproblema Nas canções de rap, como os discursos (problemas sociais presentes na sociedade) se materializam em forma de texto através das estratégias linguístico-discursivas? Dessa forma, na fundamentação teórica apresentamos ao leitor o conceito de multiletramentos, cultura Hip HopRap e gêneros do discurso. A metodologia deste trabalho aconteceu em três etapas, sendo elas Construção do quadro teóricoconstituição do corpus, seleção das canções de rap, análise das estratégias linguístico-discursivas presentes nas canções selecionadas. Como resultado encontramos diversas estratégias linguístico-discursivas nas duas canções de rap selecionadas, cumprindo com o objetivo de explicitar ao leitor como os discursos (problemas sociais presentes na sociedade) se materializam em forma de texto através das estratégias linguístico-discursivas. Desse modo, o estudo em questão é de grande pertinência, dada a relevância do tema.

Abstract: Through the internet we can get to know different cultures that integrate our society. These cultures are present in schools through students and teachers. However, literacy models at school favor only a few practices, forgetting that we are in a multicultural society. The cultural multiplicity of populations gain shelter on the internet through 7 digital media and the practices present in these spaces need study so that we can understand the discourses that surround our societyculture. According to Rojo (2015) The concept of literacies points to two specific and important types of multiplicity present in our society, mainly urban, nowadays the cultural multiplicity of populations and the semiotic multiplicity of the constitution of the texts through which it is told and communicated. From the perspective of literacies and rap songs, we can study how voices of denunciation notify the problems of Brazilian society. These denunciations can be identified in the linguistic-discursive resources that rappers use to express their speeches. Rap songs, in general, are present in the digital environment and make a function of denunciation, using various semiosis and languages. The discussions present in our work started from the following questionproblem In rap songs, how do discourses (social problems present in society) materialize in text form through linguistic-discursive strategies? This way, in the theoretical foundation, we introduce the reader to the concept of literacies, Hip HopRap culture and speech genres. The methodology of this work took place in three stages, namely Construction of the theoretical frameworkconstitution of the corpus, selection of rap songs, analysis of the linguistic-discursive strategies present in the selected songs. As a result, we found several linguistic-discursive strategies in the two selected rap songs, fulfilling the objective of explaining to the reader how the discourses (social problems present in society) are materialized in text form through linguistic-discursive strategies. Thus, the study in question is of great relevance, given the relevance of the topic.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201710390

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nathan Fernandes Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo