SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: Possibilidades de práticas de letramento crítico em uma sequência didática de língua inglesa do ensino médio

Autoria de: Marcos Gabriel de Oliveira

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Tufi Neder Neto

Segundo membro da banca: Tania Regina de Souza Romero

Palavras-chaves: Letramento Crítico, Língua Inglesa, Livro Didático, professor, criticidade

Data da defesa: 17/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 26/11/2021

Data da publicação: 26/11/2021

Referência: Oliveira, M. G. d. Possibilidades de práticas de letramento crítico em uma sequência didática de língua inglesa do ensino médio. 2021. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise acerca das possibilidades de promoção do letramento crítico em uma sequência didática em um Livro Didático de língua inglesa do ensino médio. Para consolidar esta análise, a teoria do Letramento Crítico foi empregada, buscando autores(as) consolidados na literatura. A escolha dessa teoria se justifica pelo fato de sua importância, relacionada ao uso do Livro Didático para o processo de ensino-aprendizagem do inglês (CARDOSO, 2011 TÍLIO, 2012). Nesta perspectiva, a análise procurou desvendar se no corpus escolhido havia a possibilidade de realização de um ensino de inglês ancorado nas teorias do Letramento Crítico. Para a concretização desta monografia, a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental, foi elencada pois se adequava aos objetivos almejados e ao tipo do corpus a ser analisado. Os resultados apontam que o material não é totalmente adepto à teoria do Letramento Crítico, mas apresenta brechas nas quais o professor pode trabalhá-la.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201712186

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54328

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marcos Gabriel de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo