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Título: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autoria de: Eduarda Biancardi da Silva

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Tânia Regina de Souza Romero

Segundo membro da banca: Kleber Aparecido da Silva

Palavras-chaves: Políticas Linguísticas, Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Língua Inglesa, Formação de Professores de Língua Inglesa, Educação

Data da defesa: 16/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 23/11/2021

Data da publicação: 23/11/2021

Referência: Silva, E. B. d. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2021. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho está pautado na análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto uma política linguística e nos desdobramentos dela para o ensino e aprendizagem de inglês, sendo esse o objetivo da pesquisa, dada a relevância das diretrizes levantadas por este documento oficial para a educação brasileira. No que corresponde ao aporte teórico, temas foram abordados à luz dos seguintes autores políticas linguísticas (CALVET, 2002 RAJAGOPALAN, 2013 SPOLSKY, 2005 SHOHAMY, 2006) políticas linguísticas e o ensino de língua inglesa (MACIEL, 2013 PENNYCOOK, 2016 XAVIER, 2021 entre outros). Nesse sentido, subsidiando a análise da BNCC, destacamos como as políticas linguísticas, nas orientações do documento promovem o ensino de língua inglesa, levando em conta as relações de poder e a política na sociedade que subjazem à BNCC. Para tanto, a metodologia utilizada corresponde à pesquisa qualitativa (DENZIN LINCOLN, 2006) por meio do levantamento bibliográfico e da pesquisa documental (PRODANOV FREITAS, 2013 KRIPKA, SCHELLER e BONOTTO, 2015) a qual trata desses temas com o intuito de construir um panorama histórico-contextual para subsidiar a análise crítica do documento. A partir das leituras realizadas e em comparação com a BNCC, as reflexões apontam para a urgência de se contemplar a BNCC como promotora de uma política linguística que ainda reflete uma visão hegemônica e colonial da língua inglesa, corroborando para a necessidade de se questionar pressupostos teóricos e metodológicos, tais como Inglês como Língua Franca. Sendo assim, apesar do caráter descritivo do documento, apresentam-se possibilidades de se questionar as políticas linguísticas da base, impulsionado pela importância do papel do professor em um movimento de decolonizar a BNCC, a fim de subsidiar discussões que propiciem a criação de novas políticas linguísticas que, de fato, possam refletir a diversidade dos estudantes brasileiros.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720665

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54319

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Eduarda Biancardi da Silva e Universidade Federal de Lavras

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