SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: A CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORA DE LÍNGUAS NA ÓTICA DO PIBID-INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL E IDENTITÁRIA

Título alternativo: A LANGUAGE TEACHER CONSTITUTION FROM THE PERSPECTIVE OF PIBID-ENGLISH IN PUBLIC SCHOOLS A SYSTEMIC-FUNCTIONAL AND IDENTITY ANALYSIS

Autoria de: Vitoria Caroline Rosa Prado

Orientação de: Tania Regina de Souza Romero

Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero

Primeiro membro da banca: Tufi Neder Neto

Segundo membro da banca: Maria Eugenia Batista

Palavras-chaves: Identidades, Pesquisa narrativa, Formação de professores, Linguística Sistêmico-funcional, PIBID

Data da defesa: 08/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 19/11/2021

Data da publicação: 19/11/2021

Referência: Prado, V. C. R. A CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORA DE LÍNGUAS NA ÓTICA DO PIBID-INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL E IDENTITÁRIA. 2021. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A formação inicial do (futuro) professor é espaço profícuo para a constituição de identidades, posto que elas são construídas no processo de interação social, pela mediação da linguagem (BARKHUIZEN, 2017 LEIBOWITZ, 2017), portanto, é relevante que se reflita sobre as (inter)ações que a influenciam. Nessa ótica, este trabalho busca refletir sobre o envolvimento do PIBID-Inglês na prematuridade docente e na concepção de novas visões sobre o ensinar-aprender, além de investigar o processo de construções identitárias viabilizado por esse projeto. A abordagem teórico-metodológica norteadora do trabalho está alicerçada na pesquisa qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), porquanto, ao não preconizar generalizações, privilegia a compreensão de significados construídos por indivíduos, compreendendo as inter-relações que emergem de um dado contexto (ALVES-MAZZOTTI GEWANDSZNAJDER, 2004). Assim, o foco é compreender e refletir sobre a experiência da autora-pesquisadora durante o período de atividade no PIBID e interagir d

Abstract: The (pre-service) teacher education is a fruitful space for identities compositions, since they are built in the social interaction process, through language mediation (BARKHUIZEN, 2017 LEIBOWITZ, 2017), therefore, it is important in this particular moment to reflect on the (inter)actions which influence them. From this perspective, this work aims to reflect on the involvement of PIBID-English in the prematurity of teachers and in the conception of new views on teaching-learning, in addition to investigating the process of identity constructions triggred by this project. This paper??s theoretical-methodological approach is based on qualitative research (BORTONI-RICARDO, 2008), as, by not recommending generalizations, it privileges the understanding of meanings constructed by individuals, comprehending interrelationships which emerge from a given context (ALVES ??MAZZOTTI GEWANDSZNAJDER, 2004). Thus, the focus is on understanding and reflecting on the experience of the author-researcher during the PIBIDs acti

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720669

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53872

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vitoria Caroline Rosa Prado e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo