SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: A CONSTRUÇÃO E A DESNATURALIZAÇÃO DAS IDENTIDADES LÉSBICAS EM VLOGS DO YOUTUBE

Título alternativo: The construction and denaturalization of lesbian identities on YouTube vlogs

Autoria de: Bianca de Souza Gomes

Orientação de: Helena Maria Ferreira

Presidente da banca: Helena Maria Ferreira

Primeiro membro da banca: Marcia Fonseca de Amorim

Segundo membro da banca: Jaciluz Dias Fonseca

Palavras-chaves: Linguística Aplicada Indisciplinar, Gênero e sexualidade, Lesbianidade, Identidades sexuais, Vlog.

Data da defesa: 19/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 08/12/2021

Data da publicação: 08/12/2021

Referência: Gomes, B. d. S. A CONSTRUÇÃO E A DESNATURALIZAÇÃO DAS IDENTIDADES LÉSBICAS EM VLOGS DO YOUTUBE . 2021. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho, pautado na perspectiva da Linguística Aplicada, elege como objeto de estudo o gênero vlog e seus usos para a problematização de questões afetas à lesbianidade. Desse modo, o objetivo principal é demonstrar como o vlog confessional pode auxiliar na compreensão da construção das identidades lésbicas nas práticas sociodiscursivas, além de buscar entender como esse processo de constituição é afetado pelos preceitos da heteronormatividade. Parte-se, para isso, da importância de abordar um gênero discursivo de relevância para as práticas sociodiscursivas na atualidade, bem como de dar visibilidade às lésbicas, que foram apagadas e estigmatizadas historicamente. Para tal, foi construído um percurso, a partir de Moita Lopes (2006 2020), que considera os pressupostos da Linguística Aplicada Indisciplinar um caminho possível para se pensar nas questões relativas às lesbianidades, já que essa área se propõe a focalizar temas da vida social. Além disso, utilizou-se, principalmente, de Moratto (2017), Lima Neto e Queirós (2018) e Bakhtin (2016 1952-53) para conceber o gênero vlog confessional no que diz respeito aos aspectos sociais, históricos e ideológicos que o constituem, bem como às suas regularidades. Ademais, trouxe-se ao centro as questões ligadas à identidade, sobretudo no que diz respeito às discussões de gênero e sexualidade e, especificamente, às identidades lésbicas, a partir das contribuições de Hall (2006), Butler (2003), Navarro Swain (1999 2000 2002 2004) e Bruno e Souza (2019). Como percurso metodológico, utilizou-se da pesquisa aplicada de natureza qualitativa, constituída por uma análise textual discursiva de 3 vlogs, cuja temática versa sobre a descoberta da sexualidade e da construção das identidades por lésbicas, articulando as narrativas aos processos sociais, históricos e ideológicos subjacentes a elas. Por meio do trabalho, foi observado que o gênero vlog propicia a difusão de narrativas de identificação e descoberta de sexualidade que transgridem narrativas cristalizadas pela heteronormatividade, abrindo espaço para a manifestação de identidades sexuais plurais, que têm no termo ??lésbica?? uma forma de abarcar experiências de identificação diversas.

Abstract: This work, based on the perspective of Applied Linguistics, selects, as an object of study, vlogs and their uses for problematizing issues related to lesbianism. Thus, the main objective is to demonstrate how the confessional vlog can help to understand the construction of lesbian identities in socio-discursive practices, in addition to seeking to understand how this process of constitution is affected by the precepts of heteronormativity. We start from the importance of addressing a discursive genre that is relevant to current socio-discursive practices, as well as giving visibility to lesbians, who was historically erased and stigmatized. By all means, the theoretical background was based on Moita Lopes (2006 2020), which considers the assumptions of Indisciplinary Applied Linguistics a possible way to think about matters related to lesbianities, since this area aims to focus on social life issues. In addition, we used mainly Moratto (2017), Lima Neto and Queirós (2018), and Bakhtin (2016 1952-53) to conceive the confessional vlog concerning the social, historical, and ideological aspects that constitute it, as well as its regularities. Furthermore, issues related to identity were brought to the center, especially regarding discussions of gender and sexuality and, specifically, lesbian identities, based on contributions from Hall (2006), Butler (2003), Navarro Swain (1999 2000 2002 2004) and Bruno and Souza (2019). As a methodological approach, we rely on the qualitative nature of applied research, consisting of a discursive textual analysis of 3 vlogs, whose theme is about the discovery of sexuality and the construction of identities by lesbians, articulating the narratives to social, historical, and ideological processes underlying them. Through this work, we observed that the vlog provides the dissemination of narratives of identification and discovery of sexuality that transgress narratives crystallized by heteronormativity, making room for the manifestation of plural sexual identities, which have in the term ??lesbian?? a way of embracing diverse identification experiences.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720670

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54332

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bianca de Souza Gomes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo