SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: AFRICAN AMERICAN ENGLISH PERSPECTIVAS POTENCIALIZADORAS DE IDENTIDADES NEGRAS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Título alternativo: AFRICAN AMERICAN ENGLISH ENHANCING BLACK IDENTITIES IN ENGLISH CLASSES

Autoria de: Leticia Fernanda Carvalho Silva

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Segundo membro da banca: Gabriel Nascimento dos Santos

Palavras-chaves: African American English, Identidade, Ensino e Aprendizagem, Língua Inglesa, Identidades negras

Data da defesa: 09/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 13/11/2021

Data da publicação: 13/11/2021

Referência: Silva, L. F. C. AFRICAN AMERICAN ENGLISH PERSPECTIVAS POTENCIALIZADORAS DE IDENTIDADES NEGRAS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho qualitativo, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, tem como objetivo a investigação do African American English como artefato de fomento a práxis decoloniais de ensino de língua inglesa para a potencialização de identidades negras. Para tal, serão consideradas as tensões que atuam entre lingua(gem), raça e poder, assim como sua influência na emersão e resistência do African American English, direcionando o foco à algumas das especificidades de tal língua. A partir disso, toma-se por escopo os benefícios pedagógicos que epistemes negras podem trazer para as aulas de língua inglesa, considerando seus desdobramentos para a propiciação de um processo de ensino e aprendizagem socioculturalmente significativo para estudantes negrosas e a (des)construção e fortalecimento de identidades negras diaspóricas.

Abstract: This qualitative research, developed through a bibliographical study, aims at investigating African American English as an artifact to promote decolonial praxis of English language teaching, enhancing black identities. Thus, the tensions among language, race and power and their influence on the emergence and resistance of African American English will be considered, focusing on some of its characteristics. From this, the pedagogical benefits that black epistemes can bring to English classes are taken as scope, considering their outcomes to promote a socioculturally significant teaching and learning process to black students, as well as the (de)construction and strengthening of diasporic black identities.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720672

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54311

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia Fernanda Carvalho Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo