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Título: A REPRESENTAÇÃO PLURAL DA IDENTIDADE DA MULHER NEGRA NOS CONTOS DE AUTORIA FEMININA DOS CADERNOS NEGROS (1979) NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA

Autoria de: Julia Adne Cruz das Gracas

Orientação de: Andrea Portolomeos

Presidente da banca: Andréa Portolomeos

Primeiro membro da banca: Gabriela Farias da Silva

Segundo membro da banca: Isabel Cristina Ferreira

Palavras-chaves: cadernos negros, identidade, representação, literatura, mulheres negras

Data da defesa: 12/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 20/11/2021

Data da publicação: 20/11/2021

Referência: Gracas, J. A. C. d. A REPRESENTAÇÃO PLURAL DA IDENTIDADE DA MULHER NEGRA NOS CONTOS DE AUTORIA FEMININA DOS CADERNOS NEGROS (1979) NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA. 2021. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A representação, na história da literatura, das várias identidades das mulheres negras esteve quase sempre limitada a uma única representação relacionada a fundamentos patriarcais. Os escritores brancos representavam a mulher negra unicamente como um corpo-objeto. Apesar disso, as escritoras negras de Cadernos Negros (1979), antologia surgida no período da ditadura civil-militar, por meio da arte literária,resistiram culturalmente não só ao sistema literário canônico excludente, mas também à ordem ditatorial. Assim, nos contos dessas escritoras, as mulheres negras representadas são plurais e subvertem a representação ligada a estereótipos resultantes da opressão masculina. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa é discutir e refletir sobre a afirmação e a construção plural da identidade da mulher negra nas narrativas, publicadas em Cadernos 2, de Maga, Neusa e Sônia. Propõese, então, nesta pesquisa, que é qualitativa e descritiva, uma abordagem metodológica com procedimentos bibliográficos (predominantemente) e documentais. Espera-se que a pesquisa possa contribuir com novos estudos, com enfoque no espaço ocupado pela mulher negra na literatura brasileira. Esta pesquisa possui uma base teórica e conta com escritos, principalmente, de Conceição Evaristo (2005), Stuart Hall (2006, 1987), Lélia Gonzalez (1981, 1988, 1984), Aimé Césaire (1978) e Kabengele Munanga (2010)

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720673

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54310

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Julia Adne Cruz das Gracas e Universidade Federal de Lavras

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