SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: A MULHER IMORAL DO SÉCULO XX UMA PERSPECTIVA DA OBRA DE GILKA MACHADO

Título alternativo: THE IMMORAL WOMAN OF THE TWENTIETH CENTURY A PERSPECTIVE OF THE GILKA MACHADO????????????????S WORK

Autoria de: Layla Rosa Maciel Pereira

Orientação de: Andrea Portolomeos

Presidente da banca: Andréa Portolomeos

Primeiro membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Segundo membro da banca: Gabriela Farias da Silva

Terceiro membro da banca: Glauco Soares Joaquim

Palavras-chaves: Representação Social da Mulher, Poesia, Crítica Canônica, Sociedade Patriarcal, Erotismo

Data da defesa: 02/09/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 08/12/2021

Data da publicação: 08/12/2021

Referência: Pereira, L. R. M. A MULHER IMORAL DO SÉCULO XX UMA PERSPECTIVA DA OBRA DE GILKA MACHADO. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho tem como finalidade investigar a representação social da mulher no campo literário brasileiro. Nesse sentido, percorre a identidade poética de alteridade erótica da precursora e ativista Gilka Machado (1893-1980), bem como examina aspectos de sua obra à luz de Darlene J. Sadlier, Simone de Beauvoir, entre outras concepções. Especificamente, analisa Mulher Nua (1922) e Sublimação (1938), a fim de discutir uma cultura literária patriarcal que relega esses escritos, esteticamente tão potentes, a um lugar marginal dentro do cânone modernista. Conclui-se que as produções de Gilka propõem uma reordenação do papel e do espaço da mulher, tanto na sociedade, quanto na poesia brasileira.

Abstract: This project aims to investigate the social representation of women in the Brazilian literary field. In these terms, it examines the poetic identity of erotic alterity on the precursor and activist Gilka Machado (1893-1980) as well as emphasizes aspects of her work in the light of Darlene J. Sadlier, Simone de Beauvoir, among other conceptions. Specifically, it explores Mulher Nua (1922) and Sublimação (1938) to discuss a patriarchal literary culture that relegates these aesthetically potent writings to a marginal sphere within the modernist canon. In conclusion, Gilka????????????????s productions propose a reorganization of the role and of the space of women, both in society and in Brazilian poetry.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720677

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53871

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Layla Rosa Maciel Pereira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo