SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: Linguagem em deslocamento a palavra-imagem na poesia de Marília Garcia

Título alternativo: Language in motion the word-image in Marília Garcias poetry

Autoria de: Leandro Marinho Lares

Orientação de: Andrea Portolomeos

Presidente da banca: Andréa Portolomeos

Primeiro membro da banca: Denis Leandro Francisco

Segundo membro da banca: Gabriela Farias da Silva

Palavras-chaves: Poesia contemporânea, Poesia e cinema, Poesia e imagem, Marília Garcia, Literatura e sociedade

Data da defesa: 04/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 30/11/2021

Data da publicação: 30/11/2021

Referência: Lares, L. M. Linguagem em deslocamento a palavra-imagem na poesia de Marília Garcia. 2021. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O diálogo entre artes verbais e artes visuais é estudado há séculos. Através do tempo, célebres autores como Horácio, Leonardo da Vinci e Gotthold Ephraim Lessing já escreveram sobre o assunto. No entanto, da modernidade em diante, esse fenômeno cultural tem ganhado novos contornos. No século XX, Theodor Adorno observou um significativo aprofundamento no entrelaçamento de linguagens estéticas em obras modernistas. Na contemporaneidade, a densidade dessas interações tem se intensificado ainda mais. Para dialogar sobre os deslocamentos que engendram na palavra-imagem da poética de Marília Garcia, este trabalho leva em consideração um quadro teórico interdisciplinar que contempla pesquisadores da teoria literária, como Antonio Candido e Wolfgang Iser cineastas que escreveram sobre o cinema, como Andrei Tarkovski, Jean Claude-Carrière e Pier Paolo Pasolini um estudioso do campo da filosofia da linguagem, Mikhail Bakhtin, outros da filosofia de vertente sociológica, como Theodor Adorno e Max Horkheimer, Walter Benjamin e Christoph Türcke e outros filósofos como Jacques Rancière e Georges Didi-Huberman. O objetivo é dissertar sobre as relações entre palavra e a imagem na obra Marília Garcia e, a partir disso, conduzir as reflexões para o plano social. No primeiro capítulo, analisa-se, especificamente, as interações entre linguagem poética e linguagem cinematográfica no poema estereofonia, do livro Câmera Lenta. No segundo, reflete-se sobre o potencial emancipatório da arte a partir da leitura de Parque das ruínas, poema em que imagem e palavra mantém relação indissociável. Ao fim, propõe-se que o contato com obras artísticas híbridas, como são as de Marília Garcia, pode ser significativo para que sujeitos transformem e renovem suas relações com as imagens no mundo contemporâneo.

Abstract: The dialogue between verbal and visual arts has been studied for centuries. Through time, renewed authors such as Horacio, Leonardo da Vinci, and Gotthold Ephraim Lessing wrote about the subject. However, from modernity on, this cultural phenomenon has been gained new features. In the 20th century, Theodor Adorno observed a significant deepening in the interlacement of aesthetics languages in modernist works of art. To dialogue about the dislocations that engender on the wordimage from Marilia Garcias poetics, this work considers an interdisciplinary theoretical framework that contemplates researches from literary theory, such as Antonio Candido and Wolfgang Iser moviemakers who wrote about cinema, such as Andrei Tarkovski, Jean Claude-Carrière, and Pier Paolo Pasolini an author from the philosophy of language, Mikhail Bakhtin, others from the philosophy of sociological approaches, such as Theodor Adorno e Max Horkheimer, Walter Benjamin, Christoph Türcke and others philosophers, such as Jacques Rancière and Georges Didi-Huberman. The objective of this work is to discuss the relations between word and image in Marilia Garcias work and, from that, conduce these studies to the social field. The first chapter analysis specifically the interactions between poetry and cinema in the poem estereofonia, from the book Câmera Lenta. The second chapter presents a discussion about the emancipatory potential of art, considering the reading of Parque das ruínas, a poem in which image and word keep an indissociable relation. Finally, it is proposed that the contact with hybrid works of art, such as those made by Marília Garcia, can be significant to people transform and renovate themselves, and also their relations with the image in the contemporary world.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720678

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54301

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leandro Marinho Lares e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo