SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: A LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL UM ESTUDO SOBRE A VIDEOANIMAÇÃO SAVE RALPH

Título alternativo: READING MULTISEMIOTIC TEXTS IN LIGHT OF GRAMMAR OF VISUAL DESIGN A STUDY ON VIDEO ANIMATION SAVE RALPH

Autoria de: Kleissiely de Castro

Orientação de: Helena Maria Ferreira

Presidente da banca: Helena Maria Ferreira

Primeiro membro da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Segundo membro da banca: Jaciluz Dias Fonseca

Palavras-chaves: VIDEOANIMAÇÃO, SAVE RALPH, GDV, TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS, LEITURA

Data da defesa: 22/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 09/12/2021

Data da publicação: 09/12/2021

Referência: Castro, K. d. A LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS À LUZ DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL UM ESTUDO SOBRE A VIDEOANIMAÇÃO SAVE RALPH. 2021. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A ascensão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) acarretou transformações significativas em distintas instâncias sociais, o que inclui a da educação. Esse cenário de mudanças, que impulsiona a descentralização da cultura escrita, permite que diferentes recursos semióticos se articulem na produção de sentidos nos textos, cada vez mais multimodais. À vista disso, esta pesquisa, inserida na área da Linguística Aplicada, tem como objetivo primacial evidenciar a aplicabilidade da teoria Gramática do Design Visual (GDV) na leitura crítica de um texto multissemiótico. Para a consecução do objetivo proposto, foram utilizados, sobretudo, os estudos de Bakhtin (2011) e Rojo e Barbosa (2015), para discutir sobre o conceito de gêneros discursivos de Rojo (2013), Rojo e Moura (2019) e Ribeiro (2018 2021), a fim de amparar as discussões sobre multimodalidade e multiletramentos e Kress e van Leeuwen (2006), Brito e Pimenta (2009), Santos (2010 2011), entre outros, com o intuito de apresentar e expl

Abstract: The rise of Digital Information and Communication Technologies (DICT) has brought significant changes in different social spheres, including education. This changing scenario, which drives the decentralization of written culture, allows the articulation of various semiotic resources in the production of meanings in texts, which are increasingly multimodal. Given this, this research, embedded in the area of ????Applied Linguistics, has as its primary aim to demonstrate the applicability of the Grammar of Visual Design (GVD) theory in the critical reading of a multisemiotic text. For this purpose, the theoretical background relies on the studies of Bakhtin (2011), and Rojo and Barbosa (2015) to discuss the concept of discursive genres on Rojo (2013), Rojo and Moura (2019), and Ribeiro (2018 2021) to support discussions on multimodality and multiliteracies and Kress and van Leeuwen (2006), Brito and Pimenta (2009), Santos (2010 2011), among others, to present and explore the GVD metafunctions. Based on this fr

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720680

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54339

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Kleissiely de Castro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo