SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: DAS MEMÓRIAS ÀS PALAVRAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NA TRAJETÓRIA DE UM ESTUDANTE DE LETRAS

Título alternativo: FROM MEMORIES TO WORDS (SELF) BIOGRAPHICAL NARRATIVES AND IDENTITY CONSTRUCTION IN THE TRAJECTORY OF A STUDENT OF LANGUAGES

Autoria de: Jean Figueiredo de Oliveira

Orientação de: Tania Regina de Souza Romero

Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero

Primeiro membro da banca: Marco Antônio Villarta Neder

Segundo membro da banca: Joao Augusto dos Reis Neto

Palavras-chaves: Construção identitária, Identidade docente, Narrativas (auto)biográficas, Letras, Memórias

Data da defesa: 10/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 29/11/2021

Data da publicação: 29/11/2021

Referência: Oliveira, J. F. d. DAS MEMÓRIAS ÀS PALAVRAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NA TRAJETÓRIA DE UM ESTUDANTE DE LETRAS. 2021. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Tendo em vista que a formação da identidade docente tem sido uma problemática cada vez mais explorada no campo da educação (ROMERO, CASAIS, 2019 PASSEGGI, SOUZA 2017 BUENO et al., 2006 CUNHA, 1997) neste trabalho pesquisei sobre os processos e modos de sua constituição a partir de minha autobiografia. Assim, o objetivo foi demonstrar a importância do uso da pesquisa (auto)biográfica como um método de investigação de si, formação e construção da identidade docente (SOUZA, 2007 2008 REICHMAN, 2010 ROMERO, 2020). Para tanto, faz-se necessário compreender como o interesse na Língua Inglesa levou-me ao curso de Letras e de que modo minha trajetória no curso participa do processo de construção de minha identidade. Realizei, então, uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 2009), na perspectiva da pesquisa autobiográfica (NÓVOA, 2000 FERRAROTI, 2010 PASSEGGI, SOUZA, 2017), utilizando as (auto)narrativas como meio para sua construção. Diante disso, verificou-se que as (auto)narrativas são instrumentos potentes de formação e investigação, uma vez que oferecem um rico arcabouço analítico, teórico e conceitual para pensar a questão da construção identitária, especialmente no contexto da formação docente (SOUZA, 2007 2008). Além disso, foi possível perceber, na realização da pesquisa, como elas operam no processo de formação e participam da construção do sujeito. Tais percepções nos leva à constatação de que a construção das identidades se dá de modo dinâmico e processual a partir das diferentes experiências, contextos, atravessamentos e afetos, de modo singular, na trajetória de cada sujeito (CUNHA, 1997 ROMERO, 2020 EAKIN, 2019). A partir dessas premissas, foi possível perceber, por meio da análise da minha (auto)biografia, que a presença da língua inglesa em minha trajetória foi um importante fator que influenciou minha escolha pelo curso de Letras e que as diferentes experiências que tive ao longo do curso contribuíram de modo significativo para a construção da minha identidade.

Abstract: Considering that the formation of the teaching identity has been a question increasingly explored in the field of education (ROMERO, CASAIS, 2019 PASSEGGI, SOUZA 2017 BUENO et al., 2006 CUNHA, 1997) in this work I researched about the processes and modes of its constitution from my autobiography. Thus, the objective was to demonstrate the importance of using (auto)biographical research as a method of investigating oneself, training and building the teaching identity (SOUZA, 2007 2008 REICHMAN, 2010 ROMERO, 2020). Therefore, it is necessary to understand how my interest in the English language led me to the Literature course and how my trajectory in the course participates in the process of constructing my identity. So, i carried out a qualitative research (MINAYO, 2009), from the perspective of autobiographical research (NÓVOA, 2000 FERRAROTI, 2010 PASSEGGI, SOUZA, 2017), using (auto)narratives as a means for its construction. Therefore, it was found that (self)narratives are powerful tools for training and investigation, as they offer a rich analytical, theoretical and conceptual framework to think about the issue of identity construction, especially in the context of teacher training (SOUZA, 2007 2008). In addition, it was possible to perceive, in carrying out the research, how they operate in the training process and participate in the construction of the subject. Such perceptions lead us to the observation that the construction of identities takes place in a dynamic and procedural way from different experiences, contexts, crossings and affections, in a unique way, in the trajectory of each subject (CUNHA, 1997 ROMERO, 2020 EAKIN, 2019). From these premises, it was possible to see, through the analysis of my (auto)biography, that the presence of the English language in my trajectory was an important factor that influenced my choice for the Literature course and that the different experiences I had throughout the course contributed significantly to the construction of my identity.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720682

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54322

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jean Figueiredo de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo