SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: LER O OUTRO E ENXERGAR A SI MESMO O USO DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO

Título alternativo: READ THE OTHER AND SEE YOUR OWN SELF THE USE OF LUSOPHONE AFRICAN LITERATURES IN BRAZILIAN BASIC EDUCATION

Autoria de: Paola Alvares

Orientação de: Roberta Guimarães Franco Faria de Assis

Presidente da banca: Roberta Guimarães Franco Faria de Assis

Primeiro membro da banca: Cíntia Acosta Kütter

Segundo membro da banca: Rodrigo Garcia Barbosa

Palavras-chaves: BNCC, Literatura, Literaturas africanas de língua portuguesa, Ensino básico brasileiro, Decolonização.

Data da defesa: 24/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 02/12/2021

Data da publicação: 02/12/2023

Referência: Alvares, P. LER O OUTRO E ENXERGAR A SI MESMO O USO DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esse artigo tem por objetivo abordar a importância da prática do ensino de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no ensino básico brasileiro. Nesse viés, mostrou-se significativo percorrer os documentos norteadores acerca da notabilidade do ensino de literatura, bem como refletir as perspectivas literárias sob a ótica do especialista Antonio Candido (2017). Este trabalho resume-se em uma análise da Base Nacional Comum Curricular- BNCC, que conduz a obrigatoriedade curricular do ensino da História da África e dos Africanos a partir da promulgação das Leis n.º 10.63903 e 11.64508. Além disso, evidencia-se, neste trabalho, a historicidade das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, baseando em concepções teóricas de Ferreira (1997), Hamilton (1999), Hall (2003), Mata (2014) e Couto (2005), de modo a refletir sobre como as literaturas dos PALOPs democratizam e multiplicam possibilidades na formação de um aluno que seja capaz não só de fruir os sentidos do texto literário, mas também de estabelecer uma

Abstract: This work aims at approaching the importance of teaching Lusophone African Literature in Brazilian basic schools. Considering that, we found it important to go through the official guiding documents on the importance of teaching literature and reflect on the literary perspectives under the viewpoint of expert Antonio Candido (2017). This study consists of an analysis of the National Common Curricular Base (in Portuguese, Base Nacional Comum Curricular ???? BNCC), which governs the curricular requirement to teach Africa and African History, from the passing of Laws no. 10.63903 and 11.64508. Furthermore, this research study focuses on the historicity of Lusophone African Literatures, based on the theories by Ferreira (1997), Hamilton (1999), Hall (2003), Mata (2014), and Couto (2005), in order to understand how Portuguese-Speaking African Countries (PALOPs) democratize and multiply possibilities to help a student not only understand the meanings of a text, but also establish a dialectic relationship with their

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201720685

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paola Alvares e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo