SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: A ACESSIBILIDADE DE APLICATIVOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autoria de: Nicoli Candido Vilas Boas

Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida

Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Primeiro membro da banca: Tania Regina de Souza Romero

Segundo membro da banca: Tufi Neder Neto

Palavras-chaves: Formação de professores, inclusão, mobile-learning, tecnologia, linguística.

Data da defesa: 04/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 17/11/2021

Data da publicação: 17/11/2021

Referência: Boas, N. C. V. A ACESSIBILIDADE DE APLICATIVOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. 2021. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho, analisou a acessibilidade dos aplicativos de ensino de línguas para pessoas com deficiência visual, partindo de pressupostos da BNCC e do conceito de mobile learning (Liz, 2017), e utilizando de definições encontradas nos sites de desenvolvedores dos sistemas operacionais Android e iOS. Como método de pesquisa, o presente trabalho é de caráter documental-exploratório e com viés qualitativo, sendo feita a seleção de dois objetos de análise, no caso os aplicativos de ensino de línguas, sendo eles Busuu e Duolingo. Esses aplicativos foram avaliados perante os aspectos de escrita, e cor e contraste, uma vez que auxiliam a pessoa com deficiência visual quanto ao uso dentro dos ambientes virtuais. Os dadoscoletados e analisados foram dispostos em texto corrido de modo que qualquer pessoa pudesse ter acesso e se informar quanto a acessibilidade dentro desses aplicativos. Dessa maneira, a pesquisa checou fragilidades dentro dos aplicativos, sendo necessária a atenção e reparo por parte dos desenvolvedores. Ademais, este trabalho contribuiu com a expansão de tal área, tecnologia e a pessoa com deficiência, de estudo dentro do curso de Letras da Universidade Federal de Lavras. Espera-se que este trabalho seja uma contribuição na formação de professores de línguas e na inclusão da pessoa com deficiência visual nos processos de ensino-aprendizagem de línguas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201721204

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54317

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nicoli Candido Vilas Boas e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo