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Título: TRATAMENTO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Título alternativo: APPROACH TO LINGUISTIC PREJUDICE IN PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES OF ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL

Autoria de: Carol Cristina Santos Martins

Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins

Presidente da banca: Raquel Marcia Fontes Martins

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Marciano Renato Ribeiro

Palavras-chaves: variação linguística, preconceito linguístico, ensino, sociolinguística, bncc

Data da defesa: 08/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 19/11/2021

Data da publicação: 19/11/2021

Referência: Martins, C. C. S. TRATAMENTO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2021. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O fenômeno da variação linguística faz parte das características de todas as línguas, ele está presente na fala de cada sujeito, em diversas situações de comunicação, em que o falante adapta a linguagem, conforme a necessidade. Entretanto, ainda existem visões e atitudes negativas em relação a alguns falares regionais ou sociais, os quais são julgados inferiores por não fazerem parte da norma padrão. As formas diferentes dessa norma de verbalizar algumas palavras ou expressões na Língua Portuguesa são raramente apreciadas devido a uma cultura que pré-determina a forma correta de falar. A abordagem adotada para a apresentação desta pesquisa apoia-se nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista, baseada em Labov (1968 1972) e, nos estudiosos Bagno (2005 2007), Bortoni-Ricardo (2004 2005), entre outros. O objetivo do presente trabalho é analisar o tratamento do preconceito linguístico nas aulas de língua portuguesa, a abordagem da BNCC (2018) sobre o tema e os materiais didáticos utilizados pelas volunt

Abstract: The phenomenonoflinguisticvariationispartofthecharacteristicsofalllanguages. It ispresent in the speech ofeach individual, in many communication situations in whichthe speaker adaptsthelanguage as needed. However, there are still negative viewsandattitudestowards some regional or social speeches, which are considered inferior for notbeingpartofthe standard norm. Thesedifferentwaysofverbalizing some wordsorexpressions in thePortugueselanguage are rarelyappreciatedordiscusseddueto a culturethatpre-determinesthecorrectwaytospeak. In theseterms, the approach ofthisresearchreliesontheassumptionsofVariationistSociolinguistics, initiatedbyLabov (1968 1972), andon scholars Bagno (2005 2007), Bortoni-Ricardo (2004 2005), amongothers. Thisworkaimsatanalyzingthe approach tolinguisticprejudice in Portugueselanguage classes. The approach of BNCC (2018) onthesubjectwasconsidered. In themethodology, data wascollectedthrough interviews conductedwithsixelementaryand high schoolteachers. Data analysisallowedustoverifythat,

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20211201721329

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53729

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Carol Cristina Santos Martins e Universidade Federal de Lavras

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