SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: A CONSTRUÇÃO SOCIALDISCURSIVA DAS PERSONAGENS FEMININAS NA SÉRIE TELEVISIVA GAME OF THRONES

Título alternativo: THE SOCIALDISCURSIVE CONSTRUCTION OF FEMALE CHARACTERS IN THE TELEVISION SERIES GAMES OF THRONES

Autoria de: Tawany Aparecida de Paula

Orientação de: Marcia Fonseca de Amorim

Presidente da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Márcio Rogério de Oliveira Cano

Palavras-chaves: análise do discurso, ideologia, representações sociais femininas, game of thrones, práticas discursivas.

Data da defesa: 19/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 06/05/2022

Data da publicação: 06/05/2022

Referência: Paula, T. A. d. A CONSTRUÇÃO SOCIALDISCURSIVA DAS PERSONAGENS FEMININAS NA SÉRIE TELEVISIVA GAME OF THRONES. 2022. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho se dedica a refletir sobre a relação discursoideologia e a analisar a construção e o desenvolvimento das representações femininas na série televisiva Game Of Thrones a partir de uma proposta teórica do Campo dos estudos linguísticos, a Análise do Discurso (AD). Ancorada nos pressupostos teóricos da AD, especialmente nos trabalhos de Orlandi (2020), Pêcheux (1988, 1997, 2015), Maingueneau (2008), Achard (1999) e Amossy (2016) sobre sujeito, ideologia e formação discursiva, o presente estudo promove uma análise das transformações sofridas por três personagens de grande relevância para a trama Arya Stark, Sansa Stark e Daenerys Targaryen. O corpus do trabalho constitui-se de cenas capturadas das diversas temporadas da série. Para isso, a metodologia utilizada foi a realização de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, constatou-se e refletiu-se sobre os conflitos vividos por mulheres que rompem com representações impostas a elas por uma sociedade patriarcal que dita as ações que competem a elas, delimitando o modo como elas se inscrevem nas práticas discursivas.

Abstract: The present work is dedicated to reflect on the discourseideology relationship and to analyze the construction and development of female representations in the television series Game Of Thrones from a theoretical proposal of the Field of linguistic studies, Discourse Analysis (AD). Anchored in the theoretical assumptions of AD, especially in the works of Orlandi (2020), Pêcheux (1988, 1997, 2015), Maingueneau (2008), Achard (1999) and Amossy (2016) on subject, ideology and discursive formation, the present study promotes an analysis of the transformations suffered by three characters of great relevance to the plot Arya Stark, Sansa Stark and Daenerys Targaryen. The corpus of the work consists of scenes captured from the different seasons of the series. For this, the methodology used was to carry out an exploratory research with a bibliographic nature and a qualitative approach. From the analysis carried out, it was verified and reflected on the conflicts experienced by women who break with representations imposed on them by a patriarchal society that dictates the actions that are their responsibility, delimiting the way they are inscribed in discursive practices.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20212201710939

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54763

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tawany Aparecida de Paula e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo