SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: A VIDEOANIMAÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES AS POTENCIALIDADES DA VIDEOANIMAÇÃO ??SAVE RALPH?? PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Título alternativo: VIDEO ANIMATION AND READER TRAINING THE POTENTIALS OF VIDEO ANIMATION ??SAVE RALPH?? FOR PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES

Autoria de: Millena Carvalho Bastos

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Palavras-chaves: Videoanimação, Letramento Digital, Multimodalidade, Tecnologias Digitais, Língua Portuguesa

Data da defesa: 28/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 05/05/2022

Data da publicação: 05/05/2022

Referência: Bastos, M. C. A VIDEOANIMAÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES AS POTENCIALIDADES DA VIDEOANIMAÇÃO ??SAVE RALPH?? PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2022. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre as potencialidades da videoanimação ??Save Ralph?? para o trabalho docente nas aulas de Língua Portuguesa, com vistas analisar o referido gênero textualdiscursivo, destacando suas contribuições como recurso didático em sala de aula. Para tal propósito, adotamos como procedimento metodológico o estudo bibliográfico sobre letramento digital (XAVIER, 2005) (SOARES, 2002), multimodalidade (SILVA SOUZA CIPRIANO, 2015) e videoanimação (THOMAS JOHNSTON, 1995). Em um segundo momento, realizamos a análise da videoanimação ??Save Ralph??, no qual a escolha do material justifica-se por tratar de um tema bastante atual o uso de animais como cobaias para testes de cosméticos. Após as análises, concluímos que essa abordagem pode contribuir para a leitura das múltiplas linguagens, em um contexto social marcado pelo constante uso de tecnologias digitais e, consequentemente, por novas formas de linguagem. Além disso, pode suscitar discussões sobre temas mais amplos que envolvem a sociedade.

Abstract: This article aims to present a study on the potential of video animation ??Save Ralph?? for teaching work in Portuguese language classes, with a view to analyzing the aforementioned textualdiscursive genre, highlighting its contributions as a didactic resource in the classroom. For this purpose, we adopted as a methodological procedure the bibliographic study on digital literacy (XAVIER, 2005) (SOARES, 2002), multimodality (SILVA SOUZA CIPRIANO, 2015) and video animation (THOMAS JOHNSTON, 1995). The choice for the video animation Save Ralph is justified because it deals with a very current topic the use of animals as guinea pigs for cosmetics testings. After the analysis, we concluded that this approach can contribute to the reading of multiple languages, in a social context marked by the constant use of digital technologies and, consequently, by new forms of language. In addition, it can raise discussions on broader issues which involve society.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20212201810354

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55044

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Millena Carvalho Bastos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo