SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: SEX EDUCATION O EMPREGO DO PRONOME NEUTRO NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SUJEITO NÃO BINÁRIO

Título alternativo: SEX EDUCATION THE USE OF THE NEUTRAL PRONOUN IN THE SOCIAL CONSTRUCTION OF THE NON-BINARY SUBJECT

Autoria de: Nayara Aparecida Caputo de Oliveira

Orientação de: Marcia Fonseca de Amorim

Presidente da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Primeiro membro da banca: Mauricéia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Camila da Silva Gomes

Palavras-chaves: Análise do discurso, identidade de gênero, não binarismo, LGBTQIA, Sex Education

Data da defesa: 26/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 09/05/2022

Data da publicação: 09/05/2022

Referência: Oliveira, N. A. C. d. SEX EDUCATION O EMPREGO DO PRONOME NEUTRO NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SUJEITO NÃO BINÁRIO. 2022. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A linguagem é o processo de interação mais eficaz utilizado pelos sujeitos. Nesse processo, os pronomes são essenciais para o modo como os sujeitos constroem referências de si e do outro, já que se referem a algo ou alguém no discurso. A comunidade LGBTQIA, a fim de evitar rótulos, vem criando, por meio da linguagem popular, expressões próprias que englobam todos os seres. A série Sex Educacion, produzida pela plataforma streaming Netflix, foi utilizada neste estudo como base para uma análise de um fenômeno da vida contemporânea, o modo de se referenciar a sujeitos que se autointitulam não binários. O presente estudo, por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e tendo como referências a proposta teórica da Análise do Discurso, por meio dos estudos de autores como Benveniste (1958), Eni Orlandi (1994) e Foucault (2009), procurou elucidar como se dá a criação dos pronomes neutros e a possibilidade de integração destes nos dicionários e gramáticas da língua portuguesa. A partir da análise da representação social dos personagens que compõem a série, foram apresentadas discussões que permitiram concluir que a criação de pronomes neutros se justifica pela necessidade de representatividade de uma comunidade específica. No que se refere à integração da linguagem neutra aos dicionários e gramáticas da língua portuguesa, há a necessidade de atendimento a critérios semânticos, fonológicos e sintáticos, além de aspectos sociais e conservadores que dificultam a inserção dessa nova linguagem. Pretende-se que o presente estudo possa subsidiar a iniciativa de novas discussões, com enfoque em soluções para o problema apresentado.

Abstract: Language is the most effective interaction process used by subjects. In this process, pronouns are essential for the way subjects construct references to themselves and the other, since they refer to something or someone in the discourse. The LGBTQIA community, in order to avoid labels, has been creating, through popular language, its own expressions that encompass all beings. The series Sex Educacion, produced by the streaming platform Netflix, was used in this study as a basis for a more contemporary analysis. The present study, through the methodology of qualitative bibliographic research and having as references the theoretical proposal of Discourse Analysis, through the studies of authors such as Benveniste (1958), Eni Orlandi (1994) and Foucault (2009), sought to to elucidate how neutral pronouns are created and whether it is possible to integrate them into Portuguese dictionaries and grammars. From the analysis of the social representation of the characters that make up the series, discussions were presented that allowed us to conclude that the creation of neutral pronouns is justified by the need for representation of a specific community. With regard to the integration of neutral language into Portuguese dictionaries and grammars, there is a need to meet semantic, phonological and syntactic criteria, in addition to social and conservative aspects that make it difficult to insert this new language. It is intended that the present study can support the initiative of new discussions, focusing on solutions to the problem presented.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20212201810362

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55023

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nayara Aparecida Caputo de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo