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Título: Influenciadoras Digitais A construção de estereotipias femininas no Instagram.

Título alternativo: Digital Influencers The construction of female stereotypes on Instagram.

Autoria de: Ana Júlia Aparecida Cruz

Orientação de: Marcia Fonseca de Amorim

Presidente da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Primeiro membro da banca: Márcio Rogério de Oliveira Cano

Segundo membro da banca: Anna Gabriela Rodrigues Cardoso

Palavras-chaves: Análise do discurso, Influenciadoras Digitais, Estereótipos, Discurso, Ideologia.

Data da defesa: 25/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 06/05/2022

Data da publicação: 06/05/2022

Referência: Cruz, A. J. A. Influenciadoras Digitais A construção de estereotipias femininas no Instagram.. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Ancorado no aparato teórico da Análise do discurso de linha francesa, o presente estudo tem por objetivo refletir sobre a construção de estereótipos femininos a partir de publicações feitas por influenciadoras digitais (Digital Influencer) no Instagram. Para a composição do quadro teórico, elegeu-se autores como Maingueneau (2016), Amossy (2016), Eggs (2016), Orlandi (2005) e Possenti (2005). A partir das análises empreendidas, buscou-se mostrar como os discursos disseminados por essas mulheres contribuem para a divulgação de produtos e serviços e, consequentemente, para a perpetuação de estereotipias femininas que alimentam um ideário de beleza e jovialidade. Nas publicações, o ethos assumido pelas influenciadoras se mescla ao produto anunciado de modo a persuadir os seguidores de que a beleza delas foi alcançada a partir do modo de vida assumido, incluindo o uso de determinados produtos. Além disso, os modos de vida fazem com que a marca procure por essa influenciadora e não outra. Avalia-se que a execução deste estudo proporcionou a observação do comportamento de mulheres que se inscrevem em uma prática social específica e se constroem discursivamente como sujeitos legítimos para atestarem a qualidade dos produtos que divulgam, pois o corpo, a pele e o modo de vida delas correspondem aos padrões estabelecidos socialmente e, portanto, são modelos a serem seguidos. As postagens analisadas atestam o que Wolf (1992) afirma sobre o mito da beleza e a deturpação da imagem feminina, tendo em vista que essa imagem é construída com base em discursos que, de certo modo, excluem aquelas que fogem aos padrões estabelecidos e buscam ofuscar as lutas feministas travadas no último século visando a conquista da igualdade de gênero.

Abstract: Anchored in the theoretical apparatus of the French line discourse analysis, this study aims to reflect on the construction of female stereotypes from publications made by digital influencers (Digital Influencers) on Instagram. For the composition of the theoretical framework, we elected authors such as Maingueneau (2016), Amossy (2016), Eggs (2016), Orlandi (2005), and Possenti (2005). The analyses undertaken seek to show how the discourses disseminated by these women contribute to the perpetuation of female stereotypes that feed an ideology of beauty and joviality and contribute to the dissemination of products and services. In the publications, the ethos assumed by the influencers blends with the advertised product in order to persuade followers that their beauty was achieved from the assumed way of life, including the use of certain products. The execution of this study provided the observation of the behavior of women who inscribe themselves to a specific social practice and discursively construct themselves as legitimate subjects to attest to the quality of the products they advertise, because their body, skin, and way of life correspond to socially established standards and, therefore, are models to be followed. The analyzed posts attest to what Wolf (1992) states about the myth of beauty and the misrepresentation of the female image, considering that this image is built based on discourses that, in a way, exclude those who break the established standards and seek to obfuscate the feminist struggles waged in the last century aiming to achieve gender equality.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20212201810365

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55020

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Júlia Aparecida Cruz e Universidade Federal de Lavras

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