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Título: A multiplicidade linguístico-semiótica do gênero meme implicações discursivas para o processo de produção de sentidos

Título alternativo: Linguistic-semiotic multiplicity of the meme genre discursive implications for the produce meaning process

Autoria de: Guilherme Henrique de Melo Silva

Orientação de: Helena Maria Ferreira

Presidente da banca: Helena Maria Ferreira

Primeiro membro da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Segundo membro da banca: Jaciluz Dias Fonseca

Palavras-chaves: Círculo de Bakhtin, gêneros discursivos, leitura, memes, textos multimodais

Data da defesa: 18/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 01/05/2022

Data da publicação: 01/05/2024

Referência: Silva, G. H. d. M. A multiplicidade linguístico-semiótica do gênero meme implicações discursivas para o processo de produção de sentidos. 2022. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A evolução constante de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tem modificado as interações no cotidiano, assim como tem provocado alterações substanciais nos modos de organização dos textos e dos discursos que circulam socialmente. Nesse contexto de inovações, ganha espaço o meme, um gênero discursivo que, impulsionado pelo advento da internet e, em seguida, pelas redes sociais, tem sido utilizado entre pessoas de diferentes locais físicos e faixas etárias, de modo notadamente recorrente. Tendo isso em vista, este estudo tem como objetivo precípuo apresentar possibilidades de análises para o gênero meme, considerando-o como um gênero do discurso que apresenta ampla circulação social, porém, para tomá-lo como objeto de estudo, é preciso ir além de meramente se preocupar em rotulá-lo, posto que a noção de gêneros envolve diferentes aspectos, sobretudo, quando se parte da perspectiva bakhtiniana da linguagem. Para consecução do objetivo proposto, empreendeu-se uma pesquisa teórica fundamentada em Bakhtin (2006) e Volóchinov (2013), principalmente, para tratar sobre gêneros do discurso em Dawkins (2007), Furtado (2019) e Chagas (2020), entre outros, para apresentar um breve histórico sobre os memes, e em Rojo e Barbosa (2015) e Ribeiro (2016), para discutir a ideia de textos multimodais. Além disso, quatro memes que circulam em redes sociais foram analisados à luz do referencial teórico, com o intuito de não só explorar as potencialidades desse gênero discursivo tão transmutado, mas, também, de lançar um olhar mais atento aos diferentes recursos linguístico-semiótico-discursivos que se encontram presentes nele, compreendendo, assim, a importância da articulação desses recursos para a produção e a ampliação de sentidos. A partir da pesquisa empreendida, os resultados obtidos demonstram que, para a realização de uma leitura mais crítica de memes, é relevante assumir uma atitude responsiva ativa, seja para garantir um posicionamento crítico em relação aos seus discursos, seja para compreender a multiplicidade de recursos linguístico-semióticos que os constituem. Diante disso, espera-se que este trabalho contribua para que os leitores possam se sentir provocados em conceber o meme como um gênero discursivo que apresenta plasticidade em suas configurações, mas que se constitui como uma proposta para uma abordagem de questões presentes no cotidiano coletivo, seja na perspectiva do humor, seja na perspectiva da críticadenúncia social.

Abstract: The constant evolution of digital information and communication technologies has modified interactions in daily life, as well as has caused substantial changes in the ways of organizing texts and discourses that circulate socially. In this context of innovations, the meme gains space, a discursive genre that, driven by the advent of the internet and then by social networks, has been used among people from different physical locations and age groups, in a notably recurrent way. With that in mind, this study has as its main objective to present possibilities of analysis for the meme genre, considering it as a genre of discourse that has wide social circulation, however, to take it as an object of study, it is necessary to go beyond merely worrying about labeling it, since the notion of genres involves different aspects, especially when one starts from the Bakhtinian perspective of language. To achieve the proposed objective, a theoretical research based on Bakhtin (2006) and Voloshinov (2013) was undertaken, mainly to deal with discourse genres in Dawkins (2007), Furtado (2019) and Chagas (2020), among others, to present a brief history of memes and in Rojo and Barbosa (2015) and Ribeiro (2016), to discuss the idea of ????????????????multimodal texts. In addition, four memes that circulate in social networks were analyzed in the light of the theoretical framework, in order not only to explore the potential of this transmuted discursive genre, but also to take a closer look at the different linguistic-semiotic-discourses that are present in it, thus understanding the importance of articulating these resources for the production and expansion of meanings. Based on the research undertaken, the results obtained demonstrate that, in order to carry out a more critical reading of memes, it is important to assume an active responsive attitude, either to guarantee a critical position in relation to their speeches, or to understand the multiplicity of linguistic resources-semiotics that constitute them. Therefore, it is expected that this work will help readers to feel provoked in conceiving the meme as a discursive genre that presents plasticity in its configurations, but which is constituted as a proposal for an approach to issues present in the collective daily life, whether from the perspective of humor, or from the perspective of social criticismdenunciation.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20212201810708

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Guilherme Henrique de Melo Silva e Universidade Federal de Lavras

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