SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: A BANALIZAÇÃO DA SEGREGAÇÃO RACIAL E DO RACISMO RELIGIOSO ANÁLISE DE MANCHETES JORNALÍSTICAS

Título alternativo: THE BANALIZATION OF RACIAL SEGREGATION AND RELIGIOUS RACISM ANALYSIS OF JOURNALISTIC HEADLINES

Autoria de: Claudinei Rezende da Silva

Orientação de: Marcia Fonseca de Amorim

Presidente da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Primeiro membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Segundo membro da banca: Helena Maria Ferreira

Palavras-chaves: Análise do Discurso Francesa, Racismo, Racismo Religioso, Mídias Jornalísticas, Manchetes

Data da defesa: 26/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 07/05/2022

Data da publicação: 07/05/2022

Referência: Silva, C. R. d. A BANALIZAÇÃO DA SEGREGAÇÃO RACIAL E DO RACISMO RELIGIOSO ANÁLISE DE MANCHETES JORNALÍSTICAS. 2022. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Desde o colonialismo, o Brasil se constitui sob um padrão eurocristão, o que também contribuiu para o desenvolvimento de construtos permeados pelo racismo. Com base nessa ideia, o principal objetivo do presente estudo é analisar como a mídia tem sido responsável por propagar, em seus mais diversos veículos de comunicação, construções racistas capazes de originar uma espécie de apartheid que segrega o tratamento de diferentes sujeitos e que banaliza o racismo religioso para com as religiões de matrizes africanas. O estudo também propõe salientar a distinção de tratamentos entre sujeitos brancos e negros em matérias jornalísticas que, por meio da desinformação, estimulam posicionamentos racistas que evidenciam uma realidade nacional alheia à sua própria história. Dessa forma, ancorado nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, o estudo demonstra como o racismo se faz presente durante a perpetuação de discursos de ódio que têm o apoio da imprensa brasileira. Para isso, são analisadas manchetes que, ao tratarem sobre variados delitos, constroem discursivamente o perfil dos infratores. Com base em teóricos como Orlandi (2020), Foucault (1996), Pêcheux (2015) e Ribeiro (2020), dentre outros pesquisadores, foi possível promover gestos de leitura que atestam como o racismo é, frequentemente, banalizado pela mídia. Os resultados mostram como a existência e a representação social de sujeitos negros e de suas religiões vêm sendo interditadas ao serem (im)postas a um lugar de fala secularmente silenciado.

Abstract: Since colonialism, Brazil has been constituted under a Euro-Christian pattern, which also contributed to the development of constructs permeated by racism. Based on this idea, the main objective of the present study is to analyze how the media has been responsible for propagating, in its most diverse vehicles of communication, racist constructions capable of originating a kind of apartheid that segregates the treatment of different subjects and that trivializes religious racism towards religions of African origins. The study also proposes to emphasize the distinction of treatments between white and black subjects in journalistic articles that, through disinformation, stimulate racist positions that show a national reality alien to its history. Thus, anchored in the theoretical assumptions of French Discourse Analysis, the study demonstrates how racism is present during the perpetuation of hate speeches that have the support of the Brazilian press. For this, headlines that discursively build the profile of offenders when dealing with various crimes are analyzed. Based on theorists such as Orlandi (2020), Foucault (1996), Pêcheux (2015), and Ribeiro (2020), among other researchers, it was possible to promote reading gestures that attest to how racism is often trivialized by the media. The results show how the existence and social representation of black subjects and their religions have been interdicted by being imposed on a secularly silenced place of speech.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20212201810717

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55007

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Claudinei Rezende da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo