SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: POSSIBILIDADES DE MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA COM APOIO NA LINGUÍSTICA SISTÊMICO- FUNCIONAL E NA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Título alternativo: POSSIBILITIES OF MULTILETERACIES IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES WITH SUPPORT IN SYSTEMIC-FUNCTIONAL LINGUISTICS AND VISUAL DESIGN GRAMMAR

Autoria de: Janaina Ferreira da Silva

Orientação de: Tania Regina de Souza Romero

Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Palavras-chaves: Língua Inglesa, Multiletramento, Multimodalidade, Histórias em Quadrinho, BNCC

Data da defesa: 27/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 03/05/2022

Data da publicação: 03/05/2022

Referência: Silva, J. F. d. POSSIBILIDADES DE MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA COM APOIO NA LINGUÍSTICA SISTÊMICO- FUNCIONAL E NA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL. 2022. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho alinha-se à prática de multiletramentos e de leitura multimodal nas aulas de língua inglesa, e enfoca especificamente as imagens, mas também mostra como a articula-ção entre as imagens e a dimensão verbal se tornam um recurso para a construção de sentido. Além disso, tem como objetivo, uma proposta de análise de uma História em Quadrinhos que resgata um momento histórico dos Estados Unidos da América e busca, portanto, evidenciar a importância de se trabalhar com a língua como prática de comunicação em diferentes contex-tos de uso. Para fomentar essa discussão, foi utilizado um aporte teórico pautado em autores como Kress (2011), Kress e Van Leeuwen (2006), que trabalham com o conceito de multimo-dalidade, Rojo (2012), que discute acerca do multiletramento, além da própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz as perspectivas do ensino de língua inglesa na escola básica. Para a realização da análise, foram utilizadas as teorias propostas por Halliday (1985, 1989, 2004) acerca da

Abstract: The present paper is aligned with the practice of multiliteracies and multimodal reading in English language classes, and specifically focuses on images, but also shows how the articulation between images and the verbal dimension becomes a resource for the construction of meaning. In addition, it aims at a proposal for the analysis of a graphic novel that recaps a historical moment in the United States of America and seeks, therefore, to highlight the importance of working with language as a practice of communication in different contexts of use. To foster this discussion, a theoretical contribution was used based on authors such as Kress (2011), Kress and Van Leeuwen (2006), who work with the concept of multimodality, Rojo (2012), who discusses about multiliteracies, in addition with the Common National Curriculum Base (BNCC), which brings the perspectives of English language teaching in basic school. To carry out the analysis, the theories proposed by Halliday (1985, 1989, 2004)about functional systemic-lin

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20212201811203

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54580

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Janaina Ferreira da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo