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Título: A RELAÇÃO INTERSUBJETIVA BAKHTINIANA NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS PROFESSORES NA BNCC

Título alternativo: THE BAKHTINIAN INTERSUBJECTIVE RELATIONSHIP IN THE TRAINING OF SUBJECT TEACHERS AT BNCC

Autoria de: Saulo Gilvan Francisco

Orientação de: Marco Antonio Villarta Neder

Presidente da banca: Marco Antônio Villarta-Neder

Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Segundo membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Terceiro membro da banca: Gislaine Aparecida Teixeira

Palavras-chaves: BNCC, Sujeitos, Enunciado, Alteridade, Dialogismo

Data da defesa: 15/06/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 26/09/2022

Data da publicação: 26/09/2022

Referência: Francisco, S. G. A RELAÇÃO INTERSUBJETIVA BAKHTINIANA NA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS PROFESSORES NA BNCC. 2022. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A proposta deste trabalho visa fazer uma análise da relação dos sujeitos professor e estudantes dentro da sala de aula, tendo como foco teórico os conceitos Bakhtinianos de sujeito responsivo, de alteridade e de dialogismo. Por meio das discussões que serão desenvolvidas, busca-se provocar reflexões a respeito das concepções abordadas pela BNCC e pelos PCNs de Língua Portuguesa, a fim problematizar os documentos educacionais, no que (des)favorecem no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia deste trabalho consiste em uma análise qualitativa, de caráter descritivo-analítico-interpretativo, sendo que o analista se assume, também, como sujeito produtor de sentidos. Nessa perspectiva, entende-se que os docentes precisam atuar por meio de atitudes que comportam um olhar comprometido e ético. As atividades propostas em sala de aula, que aqui serão analisadas, nos levam à reflexão sobre como abordar o ato de língua(gem) dentro da unidade do acontecimento, nos seus diferentes gêneros e contextos. Sendo assim, pretende-se analisar o papel do professor como mediador de sentidos promovidos em práticas de ensino que experimentam conceber a língua como algo vivo e os textos como unidade primordial de trabalho em sala. Tendo em vista analise dos estudos, compreendeu-se, para que o aprendizado de leitura realmente ocorra é preciso criar condições para que o uso da linguagem satisfaça as necessidades pessoais que estão associadas a ações do cotidiano. Mas, por outro lado, devem ser trabalhados também os textos que favorecem a reflexão crítica e imaginativa do aluno, assim como o exercício de formas de comunicação discursiva e abstratas para a plena participação numa sociedade letrada

Abstract: The purpose of this work is to analyze the relationship between teacher and student as subjects within the classroom, having as theoretical focus the Bakhtinian concepts of responsive subject, alterity and dialogism. Throughout the discussions which will be developed, we seek to provoke reflections on the concepts addressed by the BNCC and the Portuguese Language PCNs, in order to problematize the educational documents, which (dis)favor in the teaching-learning process. From this perspective, it is understood that teachers need to act through attitudes which involve a committed and ethical look. The activities proposed in the classroom, which will be analyzed here, lead us to reflect on how to approach the act of languag within the unity of the event, in its different genres and contexts. Therefore, it is intended to analyze the teachers role as a mediator of meanings promoted in teaching practices that try to conceive of language as something alive and texts as a primordial unit of work in the classroom. In order for learning to read to really take place, it is necessary to create conditions so that the use of language meets the personal needs that are associated with everyday actions. However, texts wich on the other hand, texts that favor the students critical and imaginative reflection must also be worked on, as well as the exercise of discursive and abstract forms of communication for full participation in a literate society

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20221201520198

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Saulo Gilvan Francisco e Universidade Federal de Lavras

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