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Título: CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUAS UMA EXPERIÊNCIA AUTOETNOGRÁFICA EM UMA ASSOCIAÇÃO SOCIOCULTURAL

Título alternativo: CONTRIBUTIONS OF CRITICAL RACIAL LITERACY IN THE PRACTICE OF A LANGUAGE TEACHER AN AUTOETHNOGRAPHIC EXPERIENCE IN A SOCIO-CULTURAL ASSOCIATION

Autoria de: Amanda Aparecida Torres de Oliveira

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Elivan Aparecida Ribeiro

Segundo membro da banca: Larissa da Silva Lisboa Souza

Terceiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Palavras-chaves: Letramento Racial Crítico, Ensino de línguas, Contos, Autoetnografia, Itans.

Data da defesa: 06/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 14/09/2022

Data da publicação: 14/09/2022

Referência: Oliveira, A. A. T. d. CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUAS UMA EXPERIÊNCIA AUTOETNOGRÁFICA EM UMA ASSOCIAÇÃO SOCIOCULTURAL. 2022. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho, por meio de uma pesquisa qualitativa e de base autoetnográfica, tem por objetivo apresentar as possíveis contribuições do Letramento Racial Crítico para uma experiência autoetnográfica como professora de línguas. Para isso, a coleta e a análise de dados foram alicerçadas em minhas práticas e experiências enquanto professora de línguas em uma associação sociocultural, localizada em um Quilombo Urbano na cidade de Lavras em Minas Gerais. Sendo assim, foi necessária uma revisão bibliográfica ancorada em Soares (2004, 2005), Kleiman (1995), Rojo (2004, 2009), Souza (2014) e Souza (2011), a fim de compreender como se estabelecem os conceitos de Letramento (s), Multiletramentos e Letramento Crítico. Além disso, foram tecidas breves considerações acerca do Letramento Oral com base em Sá, Souza, Nascimento (2016). Sobre a perspectiva de ensino-aprendizagem de línguas a partir do Letramento Racial Crítico, esta pesquisa se sustentou nos estudos de Ferreira (2014, 2015, 2018) e Ribeiro (2019), autoras que refletem sobre a Teoria Racial Crítica pelo viés de Ladson-Billings (2008), Tate (1997) e Gandin (2002). Diante desse arcabouço teórico, relatei a experiência que tive com dois gêneros discursivos um conto indígena e um Ìtàn. A partir desses gêneros discursivos, foram realizadas duas atividades embasadas no Letramento Racial Crítico e nas teorias supracitadas. Essas vivências possibilitaram o levantamento de diversas reflexões que demonstraram o quanto tais teorias contribuíram significativamente para a minha formação enquanto professora de línguas e negra que busca diariamente destacar a necessidade e a importância de se discutir sobre as questões étnico-raciais em espaços escolares ou não.

Abstract: The present work, through qualitative and autoethnographic research, aims to present the possible contribution of Critical Racial Literacy to an autoethnographic experience as a language teacher. According to this, data collection and analysis were based on my practices and experiences as a language teacher in a sociocultural association, located in an Urban Quilombo in the city of Lavras in Minas Gerais. Therefore, it was also necessary a literature review anchored in Soares (2004, 2005), Kleiman (1995), Rojo (2004, 2009), Souza (2014) and Souza (2011), in order to comprehend how the concepts of Literacy are established, Multiliteracies and Critical Literacy. In addition, brief considerations were made about Oral Literacy based on Sá, Souza, Nascimento (2016). From the perspective of language teaching-learning from Critical Racial Literacy, this research was supported by the studies of Ferreira (2014, 2015, 2018) and Ribeiro (2019), authors who reflect on Critical Racial Theory through the Ladson- Billings (2008), Tate (1997) and Gandin (2002). In view of this theoretical framework, I reported the experience I had with two discursive genres an indigenous tale and an Ìtàn. From these discursive genres, two activities were carried out based on Critical Racial Literacy and the aforementioned theories. These experiences made it possible to raise several reflections that demonstrated how these theories contributed significantly to my formation as a language teacher and black woman who seeks daily to highlight the need and importance of discussing ethnic-racial issues in school spaces or not.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20221201720683

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Amanda Aparecida Torres de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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