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Título: Práticas de leitura no livro didático fundamentadas na história da leitura e nas práticas sociais

Autoria de: Janice Maria Oliveira Rosário

Orientação de: Marcio Rogerio de Oliveira Cano

Presidente da banca: Márcio Rogério de Oliveira Cano

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Raquel Márcia Fontes Martins

Palavras-chaves: Leitura, Ensino-aprendizagem, Livro didático, Práticas de leitura, Estratégias de leitura

Data da defesa: 20/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 25/09/2022

Data da publicação: 25/09/2022

Referência: Rosário, J. M. O. Práticas de leitura no livro didático fundamentadas na história da leitura e nas práticas sociais . 2022. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho possui como objetivo analisar de que forma as práticas de leitura são desenvolvidas nos Livros Didáticos (LD) disponibilizados às redes públicas de ensino, relacionadas às práticas de leitura presentes na historicidade. Busca-se investigar e refletir a forma com que essas práticas se fazem presentes no livro didático e quais as possibilidades de propor outras formas de leitura. As práticas de leitura são variadas e devem ser utilizadas a fim de garantir que cada texto seja lido cumprindo seu propósito, e, consequentemente, sendo mais efetivo na vida dos leitores. Posto isso, esta pesquisa se justifica por expor problemáticas acerca do trabalho com as práticas de leitura oferecidas no LD. Nesse caminho, as reflexões propostas neste trabalho encontram-se ancoradas nos estudos expostos no livro História da leitura, de Steven Roger Fischer (2006) nas estratégias de leitura propostas por Isabel Solé (1998) e nos estudos acerca dos gêneros textuais no livro didático, defendidos por Carmi Ferraz Santos e Márcia Mendonça (2007). A análise foi realizada tendo como objeto de pesquisa a primeira unidade do livro do 9???? ano da coleção Português conexão e uso, de Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho (2018). Por meio do trabalho, foi possível perceber que a forma que as práticas de leitura são sugeridas se perdem, em partes, das práticas presentes na historicidade. Para mais, as práticas presentes na unidade não levam em consideração a leitura dos alunos, e não valorizam a fruição e criticidade deles, de modo a não priorizar o desenvolvimento dos alunos como leitores que interagem e participam ativamente do texto lido.

Abstract: The present work aims to analyze how reading practices are developed in textbooks made available to public schools, related to reading practices in historicity. The study seeks to investigate and reflect on how these practices are present in the textbook and what are the possibilities for proposing other forms of reading. Reading practices are varied and must be used to ensure that each text is read fulfilling its purpose, and, consequently, being more effective in the readers lives. That said, this research is justified by exposing problems about working with the reading practices offered in the textbook. In this way, the reflections proposed in this work are anchored in the studies exposed in the book História da Leitura by Steven Roger Fischer (2006), in the reading strategies proposed by Isabel Solé (1998), and in the studies about textual genres in the textbooks defended by Carmi Ferraz Santos and Márcia Mendonça (2007). The analysis was carried out as a research object in the first unit of the 9th-grade book of the Português Conexão e Uso by Dileta Delmanto and Laiz B. de Carvalho (2018). Through the work, it was possible to perceive that the way that the reading practices are suggested is lost, in parts, of the practices present in the historicity. Furthermore, the practices in the unit do not take into account the students reading and do not value their enjoyment and critically, so as not to prioritize the development of students as readers who interact and actively participate in the text read.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20221201721289

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Janice Maria Oliveira Rosário e Universidade Federal de Lavras

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