SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: O USO DOARTIGO COMO ESTRATÉGIA DE SEDUÇÃO NO DOMÍNIO PUBLICITÁRIO ANÁLISE DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E PROPAGANDAS

Título alternativo: THE USE OF THE ARTICLE AS A SEDUCTION STRATEGY IN THE ADVERTISING DOMAIN ANALYSIS OF PUBLICITY AND ADVERTISING

Autoria de: Marina Odete de Castro Flores

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Larissa Giacometti Paris

Segundo membro da banca: Sibely Oliveira Silva

Palavras-chaves: artigo, de notoriedade, discurso, publicitário, persuasão

Data da defesa: 09/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 26/09/2022

Data da publicação: 26/09/2022

Referência: Flores, M. O. d. C. O USO DOARTIGO COMO ESTRATÉGIA DE SEDUÇÃO NO DOMÍNIO PUBLICITÁRIO ANÁLISE DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E PROPAGANDAS. 2022. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de reflexão acerca da classe gramatical dos artigos como elementos de persuasão em anúncios publicitários. Com a pesquisa, pretende-se compreender como os artigos contribuem para a construção da persuasão no gênero anúncio publicitário. Os artigos indefinidos e definidos são considerados como determinantes e se articulam com palavras que pertençam à classe dos substantivos ou que estejam funcionando como substantivo. Com base em um estudo bibliográfico, analisando obras como de Abaurre e Pontara (2006), Cunha e Cintra (2006) e Bechara (2015) e Koch (2006) busca-se compreender a relevância dos artigos na dimensão do texto. Em seguida foram feitas análises de oito textos publicitários presentes em sites de busca, SONRISAL, VOLKSWAGEN, DIA DO ÍNDIO, SPORTV, VALE QUANTO PESA, BOMBRIL, HONDA, CAFÉ DA LU, que apontam a presença dos artigos se constitui como um importante recurso para possibilitar o alcance do objetivo dos textos de cunho publicitário, ou

Abstract: This paper aims to present a proposal for reflection on the grammatical class of articles as elements of persuasion in advertisements. This research aims to understand how articles contribute to the construction of persuasion in the advertising genre. The indefinite and definite articles are considered as determiners and are articulated with words that belong to the noun class or are functioning as a noun. Based on a bibliographic study, analyzing works such as those by Abaurre and Pontara (2006), Cunha and Cintra (2006) and Bechara (2015) and Koch (2006), we seek to understand the relevance of articles in the text dimension. Then we analyzed eight advertising texts present in search engines, SONRISAL, VOLKSWAGEN, DIA DO ÍNDIO, SPORTV, VALE QUANTO PESA, BOMBRIL, HONDA, CAFÉ DA LU, which indicate that the presence of articles is an important resource to enable the achievement of the objective of advertising texts, i.e., contribute to instigate the reader to adhere to an idea or a product presented.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20221201810358

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marina Odete de Castro Flores e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo