SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA UM ESTUDO DE CASO

Título alternativo: The process of language acquisition in inclusive special education A case study on autism

Autoria de: Guilherme de Campos Santos

Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins

Presidente da banca: Raquel Márcia Fontes Martins

Primeiro membro da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Segundo membro da banca: Vinícius Luís Marcelino Rabello

Palavras-chaves: Aquisição da Linguagem, Autismo, Sociocognitivismo, Linguagem, Língua

Data da defesa: 21/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 16/12/2022

Data da publicação: 16/12/2022

Referência: Santos, G. d. C. O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA UM ESTUDO DE CASO. 2022. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente texto tem por mote apresentar concepções acerca dos processos de aquisição da linguagem na educação especial inclusiva a partir da perspectiva da linguística em confluência colaborativa com a psicologia e a sociologia, tendo por referência as teorias construtivista e generativa. As observações feitas neste trabalho foram obtidas no Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras, UFLA, por meio de uma entrevista realizada com uma criança de cinco anos com desenvolvimento atípico. Nesse sentido, são elementares para a argumentação Noam Chomsky, Mário Eduardo Martelotta, Jean Piaget e Lev Vigotski. A primeira parte desta pesquisa dedica-se aos processos de aquisição da linguagem, em seguida o trabalho apresenta os aspectos do transtorno do espectro do autismo e termina com a apresentação e reflexão sobre o estudo de caso.

Abstract: The purpose of this text is to present conceptions about the processes of language acquisition in inclusive special education from the perspective of linguistics in collaborative confluence with psychology and sociology, with reference to constructivist and generative theories. The observations made in this work were obtained from the Childhood Education Center of the Federal University of Lavras, UFLA, through an interview with a five-year-old child with atypical development. In this sense, Noam Chomsky, Mário Eduardo Martelotta, Jean Piaget and Lev Vigotski are elementary for the argument. The first part of this research is dedicated to the processes of language acquisition, then the work presents aspects of autism spectrum disorder and ends with the presentation and reflection on the case study.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20222201610349

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Guilherme de Campos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo