SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: O ENSINO DE PRONÚNCIA EM LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE CANÇÕES O NÍVEL SUPRASSEGMENTAL E O FENÔMENO DA JUNÇÃO INTERVOCABULAR

Título alternativo: TEACHING OF ENGLISH PRONUNCIATION THROUGH SONGS A SUPRASSEGMENTAL LEVEL AND THE LINKING PHENOMENON

Autoria de: Lucimar Cardoso de Freitas

Orientação de: Tufi Neder Neto

Presidente da banca: Tufi Neder Neto

Primeiro membro da banca: Tania Regina de Souza Romero

Segundo membro da banca: Jamila Viegas Rodrigues

Palavras-chaves: pronúncia, canção, junção intervocabular, pronunciation, songs

Data da defesa: 02/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 13/03/2023

Data da publicação: 13/03/2023

Referência: Freitas, L. C. d. O ENSINO DE PRONÚNCIA EM LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE CANÇÕES O NÍVEL SUPRASSEGMENTAL E O FENÔMENO DA JUNÇÃO INTERVOCABULAR. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho propõe a concepção e execução de uma sequência didática que aborda o uso de canções para o ensino de pronúncia da língua inglesa. Essa proposição configurou-se como metodologia a partir do aporte teórico dos cinco passos pedagógicos que contêm a estrutura comunicativa para o ensino de pronúncia de Celce-Murcia et al (2010) e os conceitos de fala conectada, especificamente da junção intervocabular. Traz também a utilização de canções como elemento estratégico de motivação, cujo potencial fomenta o ensino da língua inglesa. E por fim, trata também das dificuldades específicas encontradas pelos aprendizes brasileiros quando de suas incursões pela área de pronúncia da língua inglesa. Os resultados pretendidos em nosso trabalho com a sequência didática foram conscientizar os alunos sobre a existência do aspecto fonológico específico (atenção), especificamente nos fenômenos de fala conectada e de junção intervocabular, experenciar a discriminação auditiva e evoluir para uma prática de produção oral mais livre.

Abstract: This paper proposes the conception and execution of a didactic sequence that addresses the use of songs for learning English pronunciation. This proposition took as methodology the theoretical support the five pedagogical steps that contain the communicative structure for teaching pronunciation by Celce-Murcia et al (2010) and deals with the concept of connected speech, specifically linking. It also brings the use of songs as a strategic element of motivation, whose potential encourages the teaching of the English language. And finally, it also deals with the specific difficulties encountered by Brazilian learners when they explore the area of English pronunciation. The intended results in our work with the didactic sequence are present here to make students aware of the existence of the specific phonological aspect (attention), specifically about connected speech and linking phenomena????s, to experience auditory discrimination and evolve to a free oral production practice.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20222201611335

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lucimar Cardoso de Freitas e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo