SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: Teatro e ensino de línguas uma proposta didática

Título alternativo: Drama and language teaching a teaching proposal

Autoria de: Ernani Augusto de Souza Junior

Orientação de: Tania Regina de Souza Romero

Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero

Primeiro membro da banca: Gilberto Pereira

Segundo membro da banca: Dalva de Souza Lobo

Palavras-chaves: Ensino de línguas, teatro, atividade social, proposta didática, educação

Data da defesa: 09/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 14/03/2023

Data da publicação: 14/03/2023

Referência: Junior, E. A. d. S. Teatro e ensino de línguas uma proposta didática. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este trabalho visa a discutir o uso de técnicas teatrais em uma unidade didática de inglês como língua adicional, elaborada e usada pelo autor para alunos adolescentes e adultos. Organizada sob o tema de entrevistas de emprego, a unidade baseia-se em um episódio do sit-com Friends (1994-2004). A fundamentação teórica para este trabalho são os conceitos de abordagens e métodos de ensino-aprendizagem de segunda língua (Larsen-Freeman and Anderson. 2011 Leffa, 2012, 2016 Paiva, 2014), de atividade social (Liberali, 2012 2016), bem como os princípios de teatro e jogos teatrais (Stanislavski, 1999, 2001 Spolin, 2008) e seu uso em aulas de Inglês como Língua Adicional (Duarte, 2012). Desse modo, identificamos na unidade as características da Abordagem Comunicativa, devido ao seu foco no uso e nas funções da língua em diferentes contextos sociais. Além disso, as atividades propostas foram baseadas nos princípios do teatro e de jogos teatrais, de modo que os alunos puderam acessar sua experiência e se divertir criando e interpretando personagens diferentes dentro de um contexto social proposto, ou seja, entrevistas de emprego. Portanto, dada sua relevância e organização, esta é uma unidade que poderia ser usada por outros professores e adaptada para outros contextos sociais e grupos-alvo.

Abstract: This paper aims to discuss the use of drama techniques in a teaching unit for English as an additional language created and used by the author for teen and adult students. Organized around the theme of job interviews, the unit is based on an episode of the sitcom Friends (1994-2004). The theoretical underpinnings are the concepts of second language teaching-learning methods and approaches (Larsen-Freeman and Anderson. 2011 Leffa, 2012, 2016 Paiva, 2014), social activity (Liberali, 2012 2016), as well as the principles of drama and performance (Stanislavski, 1999, 2001 Spolin, 2008) and their use in classes of English as a Second Language (Duarte, 2012). Thus, the unit is described and analyzed under these perspectives, considering the target group. As a result, the unit was identified with characteristics of the Communicative Approach, because it focuses on language functions and usage in social contexts. Furthermore, the proposed activities were based on the principles of drama and acting games, so students could access their experience, and have fun creating and impersonating different characters, within a given social context, that is, job interviews. Therefore, given its relevance and organization, this is a unit that could be used by other teachers and adapted to other social contexts and target groups.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20222201720671

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ernani Augusto de Souza Junior e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo