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Título: GÊNERO CHARGE POTENCIALIDADES PARA A AMPLIAÇÃO DE HABILIDADES DE LEITURA

Título alternativo: CHARGE GENRE POTENTIALITIES FOR THE EXPANSION OF READING SKILLS

Autoria de: Juliana da Silva Lopes Kaloczi

Orientação de: Helena Maria Ferreira

Presidente da banca: Helena Maria Ferreira

Primeiro membro da banca: Marcia Fonseca de Amorim

Segundo membro da banca: Teciene Cássia de Souza

Palavras-chaves: multiletramentos, charge, textos multissemióticos, leitura, autonomia.

Data da defesa: 03/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 14/03/2023

Data da publicação: 14/03/2023

Referência: Kaloczi, J. d. S. L. GÊNERO CHARGE POTENCIALIDADES PARA A AMPLIAÇÃO DE HABILIDADES DE LEITURA. 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A proposta do presente trabalho é propor uma discussão acerca das práticas de leitura de textos multissemióticos em sala de aula a partir do uso da charge. Nesse sentido, busca-se refletir sobre as potencialidades desse gênero para a ampliação dos multiletramentos de alunos da educação básica. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, que teve por objetivo situar o contexto de ensino e de aprendizagem na atual sociedade da informação, bem como apresentar questões basilares para a compreensão da relevância de um ensino da leitura pautado na perspectiva dos multiletramentos. Para compreender essa questão, problematiza-se a relação entre leitura crítica, autonomia e a cidadania, tendo em vista a própria necessidade da educação de preparar o estudante para o exercício da cidadania, conforme aponta a Constituição Federal. A proposta também contempla a análise de duas charges que apresentam críticas a momentos históricos específicos, evidenciando como pode explorar esse gênero em sala de aula. Ao final,

Abstract: The purpose of this paper is to propose a discussion about the reading practices of multimedia texts in the classroom based on the use of charge. In this sense, it seeks to reflect on the potential of this genre for the expansion of multilingualism in students of basic education. To this end, a bibliographic research was developed, which aimed to situate the context of teaching and learning in the current information society, as well as to present basic issues for understanding the relevance of a teaching of reading based on the perspective of multilingualism. In order to understand this issue, the relationship between critical reading, autonomy and citizenship is problematized, having in mind the need for education to prepare students for the exercise of citizenship, as pointed out by the Federal Constitution. The proposal also includes the analysis of two cartoons that present criticism of specific historical moments, showing how this genre can be explored in the classroom. At the end, it is briefly present

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20222201720692

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Juliana da Silva Lopes Kaloczi e Universidade Federal de Lavras

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