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Título: LETRAMENTO CRÍTICO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Título alternativo: CRITICAL LITERACY IN THE SOCIAL ASSISTANCE REFERENCE CENTER PATHS FOR THE EXERCISE OF CITIZENSHIP

Autoria de: Tânia Oliveira Terra

Orientação de: Gasperim Ramalho de Souza

Presidente da banca: Gasperim Ramalho de Souza

Primeiro membro da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis

Segundo membro da banca: Thiago da Cunha Nascimento

Palavras-chaves: Letramento Crítico, Centro de Referência da Assistência Social, Cidadania, Espaços não escolares, Violências

Data da defesa: 03/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 16/03/2023

Data da publicação: 16/03/2023

Referência: Terra, T. O. LETRAMENTO CRÍTICO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL CAMINHOS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. 2023. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente estudo de caráter qualitativo, bibliográfico e autoetnográfico tem como objetivo refletir acerca das possibilidades de contribuição do Letramento Crítico (LC) em espaços não escolares como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Para o desenvolvimento do estudo, trago inicialmente os conceitos de letramento considerando autores como Mary Kato (1986), Street (2014), Rojo (2009), Soares (2005), entre outros. Busco também fundamentar pressupostos baseados em autores que defendem, assim como eu, a importância do LC, como, por exemplo, os estudos do pedagogo Paulo Freire, que foi o grande precursor do uso do LC. O estudo também está ancorado nas teorias de Souza (2014), Moita Lopes, Rojo (2014), Rajagopalan (2003), Jordão e Fogaça (2007), entre outros. Para uma melhor definição do que são os chamados CRAS, trago reflexões de leis que se estabelecem dentro da Constituição Nacional. A metodologia aplicada foi pensada a partir da minha experiência como pesquisadora e também profissional diante do contexto que vivo. Essa pesquisa aborda reflexões sobre uma atividade já realizada em um dos grupos de Serviço e Fortalecimento de Vínculos e analisada com base em minhas experiências, o que evoca meu olhar autoetnográfico. Considerando a linguagem como ação social, a atividade proposta tem objetivo de tratar sobre possibilidades de uma melhor participação dos cidadãos no que tange seus direitos e deveres, buscando, através da análise de uma canção ??Camila, Camila??, instigar os usuários a se posicionar diante do tema como pessoas críticas. O LC pode possibilitar uma ampliação de horizontes para que todos sejam capazes de se reconhecer e perceber a importância de sua própria valorização, bem como a defesa de seus ideais enquanto pessoas críticas que conseguem, além de ler e compreender, se posicionar ao que foi exposto e relacionar com suas relações sociais. Como resultado desta proposta, foi possível perceber e concluir o quão importante é o LC na vida das pessoas e como essa forma de conhecimento pode trazer para a população mais segurança e qualidade de vida, visto que todos os cidadãos precisam estar comprometidos com o exercício da cidadania e conscientes do seu papel na sociedade.

Abstract: This qualitative, bibliographical and autoethnographic study aims to reflect on the possibilities of contribution of Critical Literacy in non-school spaces such as the Social Assistance Reference Centers (CRAS). For the development of the study, I initially bring the concepts of literacy, considering authors such as Mary Kato (1986), Street (2014), Rojo (2009), Soares (2005), among others. I also seek to substantiate assumptions based on authors who defend, like me, the importance of Critical Literacy, such as, for example, the studies of the philosopher Paulo Freire, who was the great precursor of the use of Critical Literacy. The study is also anchored in the theories of Souza (2014), Moita Lopes, Rojo (2014), Rajagopalan (2003), Jordão and Fogaça (2007), among others. For a better definition of what the so-called CRAS are, I bring reflections of laws that are established within the National Constitution. The applied methodology was thought from my experience as a researcher and also a professional in the context I live in. This research addresses reflections on an activity already carried out in one of the Service and Strengthening of Links groups and analyzed based on my experiences, which evokes my autoethnographic look. Considering language as a social phenomenon, the activity aims to address possibilities for better participation by citizens in terms of their rights and duties, seeking, through the analysis of the lyrics of a song, to instigate users to position themselves on the subject as critical people. Critical Literacy can enable a broadening of horizons so that everyone is able to recognize themselves and realize the importance of their own appreciation and also the defense of their ideals as critical people who manage, in addition to reading and understanding, to position themselves to what was exposed and relate to their social relationships. As a final result of this proposal, it was possible to perceive and conclude how important Critical Literacy is in peoples lives and how this form of knowledge can bring more security and quality of life to the population, since all citizens need to be committed to the exercise of citizenship and aware of their role in society.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20222201810364

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tânia Oliveira Terra e Universidade Federal de Lavras

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